Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18519
Tipo: | TCC |
Título: | Estudantes de graduação em canto lírico na UFPB: experiências compartilhadas com o canto popular |
Título(s) alternativo(s): | Undergraduate students in lyric singing at UFPB: experiences shared with popular singing |
Autor(es): | Azevedo, Renata Regina Barreto de |
Primeiro Orientador: | Santos, Carla Pereira dos |
Resumo: | A atuação do cantor lírico na área do canto popular tem se tornado cada vez mais frequente. Analisando essa situação, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender porque os alunos do canto lírico dos cursos de graduação em música da UFPB também atuam com o canto popular, e como objetivos específicos investigar as principais causas que levam os cantores líricos para a área do canto popular; analisar as adaptações realizadas pelos alunos do canto lírico enquanto professores de canto popular; descobrir as implicações dessas duas práticas na formação do cantor; identificar e analisar como o cantor lírico articula os conhecimentos do canto lírico na técnica do canto popular. A pesquisa apresenta resultados de entrevistas realizadas com cinco alunos de canto lírico do curso de graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que também atuam ativamente na área do canto popular, seja na performance ou no ensino. A pesquisa qualitativa foi tomada como caminho metodológico e, como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados mostrou que um dos principais motivos relacionados à atuação dos cantores líricos para a área do canto popular é a escassez de oportunidade de trabalho com o canto lírico, tanto interpretativo quanto pedagógico. Os dados também apresentaram alguns relatos sobre o sentimento de pertencimento ao canto popular por ter sido a porta de entrada para a atividade do canto, assim como a ideia de que o canto lírico oferece uma base técnica mais aprofundada para, só então, trabalhar com o canto popular. |
Abstract: | The performance of the lyrical singer on the popular singing has become more frequent each day. Analyzing this situation, the main objective of this research is to understand what are the reasons that lead the graduation students in lyrical singing to perform on popular singing, and as the specific objectives are to investigate the main reasons that lead the lyrical singers to popular singing; to analyze the adaptations performed by the lyrical singing students while teaching popular singing; to discover the implications of these two practices on the development of the singer; to identify and analyze how the lyrical singer organizes the knowledge from the lyrical singing over the popular singing. The research presents results of interviews accomplished with five graduation students in lyrical singing in the University of Paraíba (UFPB) that also perform actively on the popular singing, interpretatively or pedagogically. The research was qualitative and, as data collect, semi-structured interviews were performed. The data analyzes showed that one of the main reason related to why the lyrical singers lead to perform on popular singing is the shortage of opportunities to work with lyrical singing, interpretatively or pedagogically. Data also showed some reports about the feeling of belonging to popular singing since it was their way in to the singing activities, and the idea that lyrical singing offers an in-depth technical base so they can, then, work with popular singing. |
Palavras-chave: | Canto lírico. Canto popular. Cantores híbridos. Música - Ensino. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18519 |
Data do documento: | 1-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RRBA14112020.pdf | 430,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons