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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18521
Tipo: Dissertação
Título: Recomendações de atividade física, comportamento sedentário e duração de sono em pré-escolares: associações com as habilidades motoras fundamentais
Autor(es): Mota, Jessica Gomes
Primeiro Orientador: Martins, Clarice Maria de Lucena
Resumo: Introdução: os comportamentos do movimento integrado que compõem às 24 horas diárias são evidenciados nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em que crianças tenham um tempo adequado em atividades físicas, pouca exposição a entretenimentos baseados em tela e boas horas de sono. Tais comportamentos coexistem e repercutem simultaneamente na saúde e bem-estar de pré-escolares. A adesão da atividade física (AF), comportamento sedentário (CS) e sono podem se relacionar à aquisição das habilidades motoras fundamentais (HMF). Considerando o desenvolvimento HMF como um processo dinâmico e reciproco através do envolvimento em atividade física na primeira infância. Objetivo: analisar as possíveis associações entre o comportamento integrado (atividade física, comportamento sedentário e duração do sono) de movimento e as HMF em préescolares. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa com caráter descritivo, correlacional e de delineamento transversal. A amostra foi constituída por crianças de ambos os sexos (78 meninos) com idades entre três e cinco anos (4.47 ± 0.78), de seis Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs) do município de João Pessoa-PB (Brasil). A AF e o CS foram avaliados através de acelerometria (Actigraph, model WGT3-X, Florida) e as HMF através do Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2, ULRICH, 2000). O tempo de tela e a duração do sono foram mensurados através de entrevista com os pais/responsáveis das crianças. Foram realizadas análises descritivas e a associação entre os comportamentos do movimento e as HMF através de análise composicional no software R (R Core Team, versão 3.6.1, 2019). Como também, as frequências de adesão/ não adesão, comparação de médias (teste-t independente) e as associações dos comportamentos do movimento estratificadas por sexo (qui-quadrado) foram realizadas no o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão 25.0). RESULTADOS: as crianças apresentaram uma média de 230min/dia de atividade física total, 14 min/dia de AFMV e baixos escores de HMF para idade e sexo. Os meninos apresentam maiores escores nas habilidades de controle de objetos quando comparados às meninas (p=0,03). Nenhuma criança aderiu aos três comportamentos do movimento simultaneamente dentro do período de 24 horas. O tempo gasto no comportamento AFMV foi o que apresentou menor co-dependência dentro da composição do dia. Quando considerados como uma composição, as 24 horas do movimento previram significativamente o escore de locomoção (P <0,0001; r2 = 0,31), de controle de objetos (P <0,0001; r2 = 0,19) e o escore total de HMF (P <0,0001; r2 = 0,35), mesmo após ajustes para sexo, idade e IMC. CONCLUSÃO: Observou-se que quando ajustados para idade, IMC e sexo, os comportamentos de 24 horas, em análise composicional, previram significativamente as HMF. Não houve diferenças significativas entre a adesão/não adesão aos diferentes comportamentos do movimento e o sexo. Os meninos apresentaram maiores escores nas habilidades de controle de objeto quando comparados às meninas.
Abstract: Introduction: the behaviors of the integrated movement that make up the 24 hours of the day are evidenced in the recommendations of the World Health Organization (WHO), according to which children should have adequate time in physical activities, little exposure to screen-based entertainment and good hours of sleep. Such behaviors coexist and simultaneously impact the health and well-being of preschoolers. Adherence to physical activity, sedentary behavior and sleep can be related to the acquisition of fundamental motor skills (FMS), considering the development of HMF as a dynamic and reciprocal process, through involvement in physical activity in early childhood. Objective: to analyze the possible associations between integrated behavior (physical activity, sedentary behavior and sleep duration) of movement and HMFs in preschoolers. Methodology: this is a quantitative research with a descriptive, correlational and cross-sectional character. The sample consisted of children of both genres (78 boys) aged between three and five years (4.47 ± 0.78), from six Reference Centers in Early Childhood Education (CREIs) in the city of João Pessoa-PB (Brazil). Physical activity was evaluated using accelerometry (Actigraph, model WGT3-X, Florida) and the HMF was through the Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2, ULRICH, 2000). Sedentary behavior and sleep duration were measured through interviews with the children's parents/guardians. Descriptive analyzes and the association between movement behaviors and HMFs were carried out through compositional analysis in the R software (R Core Team, version 3.6.1, 2019). RESULTS: the children had an average of 230 min/day of total physical activity, 14 min/day of MVPA and low HMF scores for age and sex. Boys have higher scores on object control skills when compared to girls (p = 0.03). No child adhered to the three movement behaviors simultaneously within the 24-hour period. The time spent on AFMV behavior was the one with the least codependency within the composition of the day. When considered as a composition, the 24 hours of movement significantly predicted the locomotion score (P <0.0001; r2 = 0.31), object control (P <0.0001; r2 = 0.19) and the total HMF score (P <0.0001; r2 = 0.35), even after adjusting for sex, age and BMI. CONCLUSION: It was observed that when adjusted for age, BMI and sex, the 24-hour behaviors, in compositional analysis, significantly predicted HMF. There were no significant differences between adherence/non-adherence to different movement behaviors and gender. Boys had higher scores on object control skills when compared to girls.
Palavras-chave: Atividade física
Comportamento sedentário
Duração de sono
Habilidades motoras fundamentais
Pré-escolares
Physical activity
Sedentary behavior
Sleep duration
Fundamental motor skills
Preschoolers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18521
Data do documento: 31-Jul-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

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