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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Victor Hugo Sousa de-
dc.date.accessioned2020-11-26T17:06:38Z-
dc.date.available2020-11-26-
dc.date.available2020-11-26T17:06:38Z-
dc.date.issued2020-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18549-
dc.description.abstractThis research aims to investigate, from the point of view of civil servants and within the scope of the Federal University of Paraíba (UFPB), the compliance with Law No. 12,527, November 18, 2011, known as the Access to Information Law (LAI), after their participation in a corporate training course on this law, as well as their conception of transparency from a qualified perspective. The corporate training in the federal public administration is guided by greater efficiency and effectiveness of public management towards both enhancing the role of civil servants and improving the services provided to citizens. Thus, the research also aims at mapping out good practices acquired through the training to improve public transparency, which goes beyond the automatic compliance to the law. As instrument to collect data for this predominantly qualitative work, we used an online Google Forms questionnaire that was sent to 141 servants with valid contacts, from both teaching and administrative staffs, who completed one of the distance learning courses held in 2017, 2018 and 2019. We obtained a 25.53% feedback, which is equivalent to 36 respondents. The data were analyzed according to Content Analysis from the perspective of Bardin (2002), in the light of the theoretical framework on cyberdemocracy, accountability, social control, public transparency and how these topics, in turn, are related to the guidelines of the new public management and the training of civil servants. The results of this research demonstrate that the civil servants developed good practices as well as a greater awareness of UFPB's transparency. We conclude that they conceive that transparency at UFPB is in the process of consolidation when fulfilling what is determined by LAI, but that it is in general hindered by aspects strongly entrenched in the institution, such as organizational culture and politics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2020-11-26T17:06:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VictorHugoSousaDeOliveira_Dissert.pdf: 1466288 bytes, checksum: 11e5e11bef209476a6bba6ba7df626e9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-26T17:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VictorHugoSousaDeOliveira_Dissert.pdf: 1466288 bytes, checksum: 11e5e11bef209476a6bba6ba7df626e9 (MD5) Previous issue date: 2020-07-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectServidorespt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectLei de Acesso à Informaçãopt_BR
dc.subjectPublic managementpt_BR
dc.subjectTransparencypt_BR
dc.subjectCivil Servantspt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectAccess to Information Lawpt_BR
dc.titleDa aprendizagem virtual às práticas cotidianas: concepção de servidores em relação à aplicação da Lei de Acesso à Informação na Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0252677389291551pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269472895566937pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa a investigar sob o ponto de vista de servidores públicos e no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a aplicação da Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), após sua participação em curso de capacitação sobre esta lei ofertado pela própria instituição, bem como sua concepção sobre a transparência a partir de um olhar qualificado. A capacitação de servidores da administração pública federal é pautada em maior eficiência e eficácia da gestão pública com vistas tanto à valorização do papel do servidor quanto à melhoria dos serviços prestados ao cidadão. Assim, a pesquisa também objetiva mapear as boas práticas com referência à transparência pública que ultrapassam a aplicação automática da lei, adquiridas na capacitação. Como instrumento de coleta de dados para esta pesquisa utilizamos um questionário eletrônico enviado via ferramenta Google Formulários a 141 servidores das categorias docente e técnico-administrativo que concluíram um dos cursos na modalidade de ensino a distância realizados em 2017, 2018 e 2019. Obtivemos um retorno de 25,53% que equivale a 36 respondentes. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2002), à luz do arcabouço teórico sobre ciberdemocracia, accountability e controle social, transparência pública e como estes tópicos, por sua vez, relacionam-se às diretrizes da nova gestão pública e da capacitação de servidores públicos. Os resultados desta pesquisa demonstram que os servidores concluintes desenvolveram boas práticas bem como maior consciência sobre a transparência da UFPB. Concluímos que os servidores concebem que a transparência na UFPB está em processo de consolidação ao cumprir o que está minimante determinado na LAI, mas que a transparência de modo geral é prejudicada por aspectos fortemente arraigados na instituição como a cultura organizacional e a política.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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