Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18590Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva Neto, Manoel Gonçalves da | - |
| dc.date.accessioned | 2020-12-04T17:27:19Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-04 | - |
| dc.date.available | 2020-12-04T17:27:19Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18590 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to propose an introduction to the teaching of Non-Euclidean Geometry to Secondary Education through the analysis of the National Common Curricular Base (BNCC), of the Ministry of Education, based on the specific mathematics competencies for secondary education, as well as the skills to be achieved by students during the teaching-learning process, listed in the text of the aforementioned Base. To this end, a bibliographic survey was carried out based on a literature review on the main theories that guide scientific work regarding the content of non-Euclidean geometry and the teaching-learning guidelines of the BNCC, offering a subsidy to mathematics teachers in high school for a possible insertion of this theme in the discipline's curriculum. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-12-04T17:27:19Z No. of bitstreams: 1 MGSN04122020.pdf: 1770171 bytes, checksum: 1107e0cdaf12d3533a17f80826b6ef76 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-12-04T17:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGSN04122020.pdf: 1770171 bytes, checksum: 1107e0cdaf12d3533a17f80826b6ef76 (MD5) Previous issue date: 2020-11-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Geometria não euclidiana | pt_BR |
| dc.subject | Geometria - Ensino médio | pt_BR |
| dc.title | Uma introdução às geometrias não-euclidianas com aplicações para o ensino médio | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima Júnior, Eraldo Almeida | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem o objetivo de propor uma introdução do ensino da geometria não euclidiana ao Ensino Médio através da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, com base nas competências específicas de matemática para o ensino médio, bem como pelas habilidades a serem alcançadas pelos discentes durante o processo de ensino-aprendizagem, elencadas no texto da Base supracitada. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de uma revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico no que tange o conteúdo da geometria não euclidiana e as diretrizes de ensino-aprendizagem da BNCC, oferecendo um subsídio aos docentes de matemática do ensino médio para uma possível inserção dessa temática no currículo da disciplina. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MGSN04122020.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
