Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Neto, Manoel Gonçalves da-
dc.date.accessioned2020-12-04T17:27:19Z-
dc.date.available2020-12-04-
dc.date.available2020-12-04T17:27:19Z-
dc.date.issued2020-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18590-
dc.description.abstractThis work aims to propose an introduction to the teaching of Non-Euclidean Geometry to Secondary Education through the analysis of the National Common Curricular Base (BNCC), of the Ministry of Education, based on the specific mathematics competencies for secondary education, as well as the skills to be achieved by students during the teaching-learning process, listed in the text of the aforementioned Base. To this end, a bibliographic survey was carried out based on a literature review on the main theories that guide scientific work regarding the content of non-Euclidean geometry and the teaching-learning guidelines of the BNCC, offering a subsidy to mathematics teachers in high school for a possible insertion of this theme in the discipline's curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2020-12-04T17:27:19Z No. of bitstreams: 1 MGSN04122020.pdf: 1770171 bytes, checksum: 1107e0cdaf12d3533a17f80826b6ef76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-04T17:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGSN04122020.pdf: 1770171 bytes, checksum: 1107e0cdaf12d3533a17f80826b6ef76 (MD5) Previous issue date: 2020-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeometria não euclidianapt_BR
dc.subjectGeometria - Ensino médiopt_BR
dc.titleUma introdução às geometrias não-euclidianas com aplicações para o ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Júnior, Eraldo Almeida-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de propor uma introdução do ensino da geometria não euclidiana ao Ensino Médio através da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, com base nas competências específicas de matemática para o ensino médio, bem como pelas habilidades a serem alcançadas pelos discentes durante o processo de ensino-aprendizagem, elencadas no texto da Base supracitada. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de uma revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico no que tange o conteúdo da geometria não euclidiana e as diretrizes de ensino-aprendizagem da BNCC, oferecendo um subsídio aos docentes de matemática do ensino médio para uma possível inserção dessa temática no currículo da disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGSN04122020.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.