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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Luís Henrique Marques-
dc.date.accessioned2020-12-09T02:26:42Z-
dc.date.available2020-08-11-
dc.date.available2020-12-09T02:26:42Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18657-
dc.description.abstractThis research in cinema and analysis of fictional discourse, studies the relationship between fiction and society of issues related to racism, memory and urban space based on the structuring of the cinematic narrative of the Brazilian film Aquarius (2016), by Kleber Mendonça Filho. For this, we used a theoretical framework on memory, from Ricoeur (2007), Candau (2011) and Halbwachs (1990) category of fictional space and character, from Lins (1976), Borges Filho (2007), Brandão (2013), Reis and Lopes (1988); identity, with Hall (2015); racism, from Fernandes (2008a, 2008b), hooks (2019), Munanga (2017), Schwarcz (2017, 1998), Stam (2008), among others. The research results indicate, that the use of the space category is fundamental in the development of the narrative, as well as the observation of racism, as constitutive of the Brazilian social formation, is a key piece in understanding the layers of the main character, Clara, and her relationship with the character Ladjane, her maid. It was possible to identify the prevalence of memory through the use of urban space, as fundamental means in the construction of racism in the film. This was identified through speeches, of the characters, mise-en-scene, photographs and objects that make up the space. The film is attentive to the use of these relationships and therefore identifies a continuity of Brazilian social themes in the director's work. However, the articulation of these themes is constructed in a subtle and synthesized way, which requires an attentive and trained eye, capable of interpreting the multiplicity of diegetic information in the mise-en-scenept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by GILVANEDJA SILVA (gilvanedja@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-06T22:03:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuísHenriqueMarquesRibeiro_Dissert.pdf: 4827720 bytes, checksum: e25ecde73aa7072b698e5013717f1673 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2020-12-09T02:26:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuísHenriqueMarquesRibeiro_Dissert.pdf: 4827720 bytes, checksum: e25ecde73aa7072b698e5013717f1673 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-09T02:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuísHenriqueMarquesRibeiro_Dissert.pdf: 4827720 bytes, checksum: e25ecde73aa7072b698e5013717f1673 (MD5) Previous issue date: 2020-07-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipSantanderpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectKleber Mendonça Filhopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEspaço narrativopt_BR
dc.subjectAquariuspt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectNarrative spacept_BR
dc.titleEspaços de melodias negras em Aquarius, de Kleber Mendonça Filhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Magalhães, Luiz Antonio Mousinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0046517404942505pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1738968674655113pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa em cinema e análise do discurso ficcional, estudam-se as relações entre ficção e sociedade, tendo em vista as questões ligadas ao racismo, memória e espaço urbano, com base na estruturação da narrativa cinematográfica do filme brasileiro Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho. Para isso, apoia-se em referencial teórico sobre espaço ficcional e personagem, a partir de Lins (1976), Borges Filho (2007), Brandão (2013) e Reis e Lopes (1988); sobre memória, a partir de Ricoeur (2007), Candau (2011) e Halbwachs (1990); sobre identidade, com Hall (2015); racismo, a partir de Fernandes (2008a, 2008b), hooks (2019), Munanga (2017), Schwarcz (2017), Stam (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que a construção do espaço é fundamental no desenvolvimento da narrativa, da mesma maneira que a observação do racismo, como constitutivo da formação social brasileira é uma peça-chave no entendimento das camadas da personagem principal, Clara, e de sua relação com a personagem Ladjane, sua empregada doméstica. Observa-se, no uso da memória, a partir do espaço urbano, um meio fundamental na construção no filme sobre representações do racismo, por meio das falas das personagens, da mise-en-scène, de fotografias e objetos que compõem o espaço. A película mostra-se atenta ao uso dessas relações, dando continuidade ao trabalho de temas sociais brasileiros do diretor. Contudo, a articulação desses temas é construída de maneira sutil, o que é necessário à formação de um olhar minucioso para a interpretação da multiplicidade de sentidos gerada pela obrapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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