Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18662
Tipo: Dissertação
Título: Jogo das artes cênicas: um jogo de tabuleiro como recurso metodológico no ensino de arte
Autor(es): Silva, Josenilson Cavalcanti da
Primeiro Orientador: Melo, Paulo Roberto Vieira de
Resumo: O presente trabalho propõe a análise e problematização do uso de um jogo de tabuleiro autoral, o Jogo das Artes Cênicas, junto à turma do 8º ano B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, localizada no bairro de Mangabeira, no município de João Pessoa-PB, enquanto recurso metodológico para o ensino de Artes Cênicas. Agregando improvisação, exercícios corporais e vocais, brincadeiras infantis, dinâmicas circenses e proposições de performances orientadas pelo ambiente dos jogos de tabuleiro modernos, o jogo alvitra uma alternativa lúdica para enunciação de conhecimentos e criações artísticas. Sua concepção, no contexto de atuação, surge da necessidade de encontrar estratégias que possibilitem o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem ativo, participativo e que propicie, aos sujeitos envolvidos, a construção, individual e coletiva, de significado para a experiência educacional-artística. Como principais referências na fundamentação teórica utilizou-se o historiador holandês Johan Huizinga e o sociólogo francês Roger Caillois, dentre outros teóricos do jogo. Tratou-se de uma investigação qualitativa, etnográfica, com abordagem de pesquisa participante, cujos principais instrumentos de análise foram a observação participativa, a tomada de nota em diário de campo, fotografias, vídeos e relatórios realizados pelos alunos após cada partida do jogo. Como resultado, notou-se maior interesse do alunado nos conhecimentos do componente curricular Arte e a análise das casas do tabuleiro foi profícua, com apontamentos relevantes para a utilização futura do jogo
Abstract: The present work proposes the analysis and problem issue of the use of an authorial board game, the Game of Performing Arts, in the 8th grade class B, from the Municipal Elementary School Zumbi dos Palmares, located in the district of Mangabeira, in the municipality of João Pessoa (PB), as a methodological resource for the teaching of Performing Arts. Adding improvisation, bodily and vocal exercises, children's games, circus dynamics and performance proposals oriented by the environment of modern board games, the game offers a playful alternative for the enunciation of knowledge and artistic creations. Its conception, in the context of performance, arises from the need to find strategies that enable the development of an active, participative teaching-learning process that provides the subjects involved with the construction, individual and collective, of meaning for the educational experience-artistic. The Dutch historian Johan Huizinga and the French sociologist Roger Caillois were used as main references in the theoretical foundation, among other game theorists. This is a qualitative, ethnographic investigation, with a participatory research approach, whose main instruments of analysis will be participatory observation, note taking in a field diary, photographs, videos and reports made by students after each game match. As a result, there was a greater interest from the students in the knowledge of the curricular component Art and the analysis of the houses on the board was fruitful, with relevant notes for the future use of the game
Palavras-chave: Educação
Artes Cênicas
Jogo
Tabuleiro
Education
Performing Arts
Game
Board
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18662
Data do documento: 29-Jul-2020
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosenilsonCavalcantiDaSilva_Dissert.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons