Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18679
Tipo: Dissertação
Título: O fenômeno da modalização como índice de argumentatividade no manual do professor de livros didáticos de língua portuguesa
Autor(es): França, Maria da Guia Santos de
Primeiro Orientador: Nascimento, Erivaldo Pereira do
Resumo: Este trabalho investiga o fenômeno semântico-argumentativo e pragmático da modalização no gênero manual do professor de língua portuguesa. De modo geral, esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o funcionamento linguístico discursivos dos modalizadores no gênero manual do professor. Nesse sentido, buscou-se, especificamente, identificar os tipos de modalização mais frequentes no manual, averiguar os efeitos de sentidos gerados pelo uso desses modalizadores no texto e, finalmente, verificar quais modalizadores se constituem em característica linguístico-discursiva do gênero manual do professor. Para tanto, foi analisada a ocorrência e os efeitos de sentidos dos modalizadores em três manuais do 9° ano, das quatro coleções mais adotadas, conforme dados do SIMADE, pela rede municipal de ensino de João Pessoa-PB. Sendo assim, o caráter metodológico desta pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e interpretativista, fundamentando-se nas investigações sobre o fenômeno da modalização discursiva, apresentadas por Cervoni (1989), Castilho e Castilho (2002), Koch (2009), Nascimento e Silva (2012). Além disso, adotou-se a concepção de gêneros discursivos postulada por Bakhtin (2010), uma vez que o manual do professor é um gênero discursivo. Foram utilizadas, ainda, as proposições teóricas de Andrade (2014), no que diz respeito ao Manual do Professor. A partir das investigações realizadas, foi possível constatar que a modalização consiste em um fenômeno argumentativo bastante frequente no gênero manual do professor e que a modalização deôntica e a modalização avaliativa constituem o estilo linguístico do gênero. Isso, porque esses foram os tipos de modalização mais frequentes no corpus e porque eles desempenham um papel importante no que diz respeito à funcionalidade do gênero, uma vez que imprimem orientação/instrução e uma avaliação, respectivamente, do locutor sobre o conteúdo do dito, orientando, assim, o interlocutor.
Abstract: This paper investigates the semantic-argumentative and pragmatic phenomenon of modalization in the manual genre of the Portuguese language teacher. In general, this research aims to describe and analyze the linguistic discursive functioning of the modalizers in the teacher's manual genre. Here, we specifically search for to identify the most frequent types of modalization in the manual, ascertain the effects of meanings generated by the use of these modalizers in the text and, finally, to verify which modalizers constitute a linguisticdiscursive characteristic of the teacher's manual genre. For that, the occurrence and the effects of the senses of the modalizers were analyzed in three 9th grade manuals, from the four most adopted collections, according to SIMADE data, by João Pessoa's municipal school system, in the state of Paraíba. Therefore, the methodological character of this research is of a qualitative, descriptive and interpretative nature, based on the investigations about the phenomenon of discursive modalization, presented by Cervoni (1989), Castilho e Castilho (2002), Koch (2009), Nascimento e Silva (2012). In addition, the concept of discursive genres postulated by Bakhtin (2010) was adopted, since the teacher's manual is considered as a discursive genre. The theoretical propositions of Andrade (2014) were also used, with regard to the Teacher's Manual. From the investigations carried out, it was possible to verify that the modalization consists of an argumentative phenomenon quite frequent in the manual genre of the teacher and that the deontic modalization and the evaluative modalization constitute the linguistic style of the genre. This is because these were the most frequent types of modalization in the corpus and because they play an important role with regard to the functionality of the genre, since they print guidance/instruction and an avaliation, respectively,by the speaker on the content of the said, thus guiding the interlocutor.
Palavras-chave: Modalização
Efeitos de sentido
Manual do professor
Modalization
Sense effects
Teacher's manual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18679
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDaGuiaSantosDeFrança_Dissert.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons