Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thayse de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-08-30T13:05:20Z-
dc.date.available2016-06-14-
dc.date.available2017-08-30T13:05:20Z-
dc.date.issued2016-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1867-
dc.description.abstractThe following paper has the objective of discuss, by the psychopedagogic insight, the consequences of the indiscriminate use of digital technologies by the teenagers. It’s a bibliographic study, with an exploratory bias, about the theme. Therefore, it was formulated the following guiding question: In which way the use of digital technologies affects the teenagers in a social, affective an educational scope? Thus, it was found an expressive amount of research about the theme. According with the data of the Manager Committee of internet in Brazil (2014), around 81% of the teenagers uses internet every day, showing the comprehensiveness of the use of digital technologies, and showing the importance of the scientific investigation about related themes. The text presents the information’s collected and systemized in sections, that feature the affective implications, mainly in family relation; social, approaching questions that affect the real and virtual social relations; and cognitive, highlighting the changed cerebral functions and the effects in learning. As principal results stand out: the family conflict, caused by detachment and lack of dialogue; the prominence of superficial relations and false intimacy and the illusion that everything is possible; obstacles in learning because of the internet dependency, anxiety disorders and attention deficitpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-08-30T13:05:20Z No. of bitstreams: 1 TOS14062016.pdf: 2577884 bytes, checksum: 3da1b891dadd98562c3e33ec6fe8756d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-30T13:05:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TOS14062016.pdf: 2577884 bytes, checksum: 3da1b891dadd98562c3e33ec6fe8756d (MD5) Previous issue date: 2016-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia digitais - adolescentespt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectInternet - adolescentept_BR
dc.titleOs impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lebiam Tamar Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719399325934370pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Isabel Marinho da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083341015731242pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva discutir, mediante o olhar psicopedagógico, as consequências do uso indiscriminado de tecnologias digitais pelos adolescentes. Tratase de um estudo bibliográfico, de caráter exploratório, sobre o tema. Para tanto, formulou-se a seguinte questão norteadora: De que forma o uso das tecnologias digitais afetam os adolescentes em âmbito social, afetivo e educacional? Assim, verificou-se um conjunto expressivo de pesquisas sobre o tema. De acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2014), cerca de 81% dos adolescentes fazem uso da internet todos os dias, evidenciando a abrangência do uso das tecnologias digitais e mostrando a importância da investigação científica sobre temas correlatos. O texto apresenta as informações coletadas e sistematizadas em seções que tratam das implicações afetivas, principalmente na relação com a família; sociais, abordando questões que afetam as relações sociais reais e virtuais; e cognitivas, destacando as funções cerebrais modificadas e os efeitos para a aprendizagem. Como principais resultados destacam-se: os conflitos familiares, decorrentes do distanciamento e da ausência de diálogo; a predominância de relações superficiais e de falsa intimidade e a ilusão de que tudo é possível; dificuldades de aprendizagem decorrentes da dependência da internet, transtornos de ansiedade e déficit de atenção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TOS14062016.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.