Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18687
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas (auto)biográficas e conhecimentos geográficos: histórias de vida de alunos da educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Silva, Maurilio Farias da |
Primeiro Orientador: | Pinheiro, Antonio Carlos |
Resumo: | As histórias de vida são cheias de saberes e experiências geográficas. Isso porque a vida, que ocorre no espaço geográfico, em lugares do mundo, é a melhor entre todas as professoras. Considerando essa verdade, o presente trabalho de abordagem qualitativa, objetiva compreender como as histórias de vida de cinco estudantes da Educação de Jovens e AdultosEJA produzem conhecimentos geográficos e como eles percebem esses conhecimentos. Para tanto, esta pesquisa, que se ancora na metodologia biográfico-narrativa, analisa as narrativas de história de vida de cinco estudantes-colaboradores da EJA, que, no ano de 2018, estudavam na Escola Estadual Henrique Dias, no bairro Alto do Mateus. Como metodologia de coleta de informações, foi utilizada especialmente a entrevista narrativa individual, além de conversas temáticas e observações. Para análise das informações coletadas, foi utilizado o método de análise compreensiva-interpretativa proposto por Paul Ricoeur. Como resultados, é possível afirmar que as narrativas de história de vida evocam memórias, saberes e experiências geográficas, que, ao serem narradas permitem (re)viver e (re)significar os momentos. Essas narrativas relevam também que cada estudante-colaborador construiu uma “árvore da vida” na qual seus conhecimentos geográficos são construídos a partir da interseção entre os saberes escolares e não escolares, sendo a família, a escola e o lugar de vida, as bases formativas ou “raízes”, pois são as principais influências e referências para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, que passam pelos professores, estudo e trabalho e se mostram em toda narrativa ou “copa da árvore”. |
Abstract: | Life stories are full of knowledge and geographical experiences. It happens because life, which occurs in geographic space, in places around the world, is the best among all teachers. Considering this truth, the present work of qualitative approach, aims to understand how the life stories of five Youth and Adult Education students – EJA produce geographic knowledge and how they perceive this knowledge. To this end, this reseach, which is based on the biographical-narraive methodology, analyzes the life history narratives of five EJA collaborating students, who in 2018, studied at Henrique Dias State School, in Alto do Mateus neighborhood. As an information collection methodology, the individual narrative interview was used, thematic conversations and observations were also observed. For analysis of the collected information, the comprehensive-interpretive analysis method proposed by Paul Ricoeur was used. As a result, it is possible to state that life history narratives evoque memories, knowledge and geographical experiences, which, when narrated allow (re)living and (re)signifying moments. These narratives also reveal that each student-collaborator built a “tree of life” in which their geographic knowledge is built from the intersection between school and non-school knowledge, with the family, the school and the place of life being the formative bases or “roots”, as they are the main influences and references for the development of their knowledge, which pass through teachers, study and work and show themselves in every narrative or “tree crown”. |
Palavras-chave: | Histórias de vida Conhecimentos geográficos Estudantes da educação de jovens e adultos Life stories Geographic knowledge Students of youth and adult education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18687 |
Data do documento: | 14-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MaurilioFariasDaSilva_Dissert.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons