Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18731
Tipo: Dissertação
Título: Comércio on-line de peixes ornamentais no Brasil: aspectos etnozoológicos e implicações para a conservação
Autor(es): Borges, Anna Karolina Martins
Primeiro Orientador: Alves, Rômulo Romeu da Nóbrega
Primeiro Coorientador: Oliveira, Tacyana Pereira Ribeiro de
Resumo: O aquarismo é uma prática cuja popularidade tem crescido continuamente nas últimas décadas. Essa popularidade transformou o comércio de peixes ornamentais em um mercado multimilionário que envolve diversos países e centenas de espécies. O Brasil é considerado um país de grande importância nesse contexto, tanto no âmbito doméstico como internacional. Trabalhos recentes demonstram que a internet tem potencializado drasticamente o comércio de fauna, de forma legal ou não. Entretanto, ainda existe uma grande carência de informações sobre este tipo de comércio, o que dificulta o desenvolvimento de estratégias de gestão. Diante disso, através deste trabalho objetivamos analisar pela primeira vez o comércio on-line de peixes ornamentais no Brasil, monitorando anúncios em uma plataforma de rede social. Além disso, buscamos analisar o perfil dos aquaristas brasileiros através da aplicação de questionários on-line. Em um período de seis meses, registramos 1.121 anúncios de venda de peixes ornamentais, totalizando 5.005 indivíduos pertencentes a pelo menos 609 espécies, a maioria não nativa do Brasil. O comércio on-line é dominado por anúncios de peixes de água doce (64%). Do total de espécies anunciadas, 25% são de comercialização proibida, as quais são mais caras. Espécies não-nativas também apresentaram valores mais altos e o tamanho foi outro fator que influenciou positivamente no preço. Considerando os aquaristas que responderam aos questionários (n = 906), a maioria são homens (88%), que cursam ou cursaram nível superior (53%) e com renda acima de dois salários (78%). Foi verificado que a quantidade de peixes que cada aquarista possui aumenta de acordo com a renda e a experiência e que a soltura de peixes na natureza não está relacionada com a escolaridade, mas sim com a renda. Além disso, uma parcela considerável dos hobbystas (14%) já liberou peixes na natureza, contribuindo para o aumento do risco de introdução de espécies exóticas. Nossos resultados revelam a necessidade de esforços para aprimorar a regulamentação do comércio on-line de peixes ornamentais no Brasil, principalmente em estratégias que visem a fiscalização dessa atividade. Acreditamos que a orientação dos consumidores sobre os impactos negativos causados pelo comércio e pela soltura irresponsável de peixes pode contribuir para modificar atitudes que ameaçam a conservação das espécies exploradas
Abstract: Aquarism is a practice whose popularity has grown steadily in recent decades. This popularity has transformed the ornamental fish trade into a multi-million-dollar market involving several countries and hundreds of species. Brazil is considered a country of great importance in this context, both domestically and internationally. Recent studies have shown that the internet has dramatically enhanced the wildlife trade, legal or not. However, there is still a great lack of information on this type of trade, which makes it difficult to develop management strategies. Therefore, through this work we aim to analyze for the first time the online trade of ornamental fishes in Brazil, monitoring ads on a social network platform. Also, we analyze the profile of Brazilian aquarists through the application of online questionnaires. In six months, we registered 1.121 advertisements for the sale of ornamental fish, totaling 5.005 individuals belonging to at least 609 species, most of which are not native to Brazil. Online commerce is dominated by ads for freshwater fish (64%). Of the advertised total, 25% are trade-banned species, which are also the more expensive. Non-native species also showed higher values, and size was another factor that positively influenced the price. Considering the aquarists who answered the questionnaires (n = 906), the majority are men (88%), who are in or have completed higher education (53%) and with an income above two Brazilian minimum wages (78%). It was found that the amount of fish that each aquarist has increased according to income and experience and that the release of fish in the wild is not related to educational level, but to income. Also, a considerable portion of hobbyists (14%) have already released fish into the wild, contributing to the increased risk of introducing exotic species. Our results reveal the need for efforts to improve the regulation of the online trade of ornamental fishes in Brazil, mainly in strategies aimed at monitoring this activity. We believe that educating consumers about the negative impacts caused by trade and the irresponsible release of fish can contribute to changing attitudes that threaten the conservation of exploited species
Palavras-chave: Aquarismo
Comércio de animais
Redes sociais
Facebook
Animais de estimação
Comércio ilegal
Aquarism
Animal trade
Social media
Pets
Illegal trade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Zoologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18731
Data do documento: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnnaKarolinaMartinsBorges_Dissert.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons