Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18790
Tipo: TCC
Título: Ensino de Química e inclusão: condições das práticas docentes.
Autor(es): Lima, Maria Poliana de Souza
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Resumo: A inclusão escolar como política pública, só será efetivamente desenvolvida se, além do acesso, forem garantidas a permanência, participação e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Para que isso ocorra é necessário um processo de reestruturação de todos os aspectos constitutivos da escola que envolvem, além da gestão, o sistema educacional como um todo, destacando dentro desse a necessidade de uma formação docente voltada para as práticas inclusivas. Baseado no apresentado, o objetivo desse trabalho foi analisar as condições das práticas inclusivas dos professores de Química a partir dos seus discursos. Quanto a abordagem, a presente pesquisa pode ser classificada como qualitativa; no que se refere ao objeto, ela apresentou um caráter descritivo, e em relação aos procedimentos utilizados, foi definida como um de estudo de campo. Os participantes da pesquisa foram 6 professores (as) que lecionam Química nas escolas públicas das cidades de Arara, Areia e Remígio, na Paraíba. Como modo de preservar a identidade e garantia ética no procedimento de análise dos discursos docentes, esses foram identificados por pseudônimos. A produção dos dados foi realizada por meio de um questionário composto por 18 perguntas, sendo essas objetivas e subjetivas que estavam relacionadas com a formação, as concepções e as dificuldades encontradas pelos docentes no ensino de Química em relação a inclusão, bem como com a utilização das metodologias, recursos didáticos e os métodos avaliativos. A análise dos dados seguiu os princípios da Análise de Conteúdo. Com os resultados obtidos, percebemos que o curso de graduação dos participantes não os preparou para ministrar aulas para estudantes público-alvo da Educação Especial, sendo necessário que ocorra mudanças em seus currículos. Notamos ainda que apesar da falta de preparo desses professores, a escola, até o presente momento, não ofereceu cursos de formação continuada. Constatamos também que, apesar do tempo ministrando aula para os estudantes público-alvo da Educação Especial, os professores não se sentem preparados, embora busquem utilizar recursos, metodologias e instrumentos avaliativos voltados para esse público. Além disso os participantes listaram como dificuldades para a inclusão escolar a falta de profissionais especializados, de material, de formação continuada; de metodologias específicas e de preparo da unidade escolar. Embora citem essas dificuldades, a maioria dos professores acredita que a inclusão escolar está acontecendo. A partir dos resultados apresentados percebemos que a inclusão escolar está ocorrendo como processo, apesar de lento, além disso, essa requer políticas públicas que garantam o direito, o financiamento e a continuidade dos processos em curso.
Abstract: School inclusion will only happen if, in addition to access, the permanence, participation, learning by the students targeted by Special Education are granted. Therefore, a restructuring process of all constitutive aspects of the school is required, which involve, besides management, the educational system as a whole, highlighting the need for teacher training focused on inclusive practices. This work aimed to analyze the inclusive pedagogical practices of Chemistry teachers based on their speeches. The present research regarding the approach that can be classified as qualitative based on its approach, based on its object, as a descriptive research, and based on its procedures, as a field study. Six chemistry teachers from public schools of the cities of Arara, Areia, and Remígio - Paraíba participated in the study. To preserve the identity of the participants and grant ethical procedures, teachers were identified by pseudonyms. For data acquisition, a questionnaire composed of 18 questions was used, which were objective and subjective related to the formation, the conceptions, and the difficulties found by the professors in the Chemistry teaching on the inclusion, as well as with the use methodologies, didactic resources and evaluation methods. Data analysis followed the principles of Content Analysis. Based on the results, we concluded that the undergraduate course taken by the participants did not prepare them to teach classes to students targeted by Special Education, thus changes are necessary to occur in their curriculum. Also, we note that despite the lack of teachers preparation, the school has not offered continuing education courses so far. We also found that despite the time spent teaching classes to Special Education students, teachers do not feel prepared, although some seek to use resources, methodologies, and assessment tools aimed at this audience. Also, besides the listed difficulties, the majority believe that for school inclusion is happening as a process, although slow, besides it requires public policies that grant the right, funding, and the continuity of this process.
Palavras-chave: Práticas Inclusivas.
Ensino de Química.
Professores de Química.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18790
Data do documento: 8-Mai-2020
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPSL16122020-MQ054.pdf602,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons