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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18810
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luana Raquel dos Santos-
dc.date.accessioned2020-12-18T20:16:22Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2020-12-18T20:16:22Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18810-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper aims to analyze the socialization strategies, curricular adequacy for the student with Autism Spectrum Disorder and how parents, teachers and managers promote these strategies in the family and school environment. Authors such as: Silva; Gaiato; Reveles (2012), Cunha (2009, 2019), Mantoan (1997, 2004, 2005), for a better theoretical foundation and work basis. The research is qualitative, carried out through participant observation, made possible by working with the student with this disorder in the classroom in the role of school caregiver and semi-structured interviews, 3 scripts: one for parents, another for teachers and one for managers. Nine people participated in this study. It was possible to understand that inclusive education still has a lot of obstacles in its constructive process at school and that socialization strategies and curricular adaptations have great relevance in the teaching and learning process, in addition to contributing to the effectiveness of development, autonomy and quality of education. student life, are essential factors for the schooling of the student with Autism Spectrum Disorder, since it facilitates the school inclusion process. The results collected through the interviews detected the difficulties in promoting the socialization strategies and also the adaptations of the curriculum so that the student is really included and not only integrated, that the lack of didactic, technological resources and the training of teachers hinders the development social and cognitive development. This research will serve as a guiding basis for the school and others in the municipality to work and better develop socialization strategies and adapt their curricula in order to improve the quality of teaching and learning for students with Autism Spectrum Disorder.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-12-18T20:16:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LRSS11122020.pdf: 1262106 bytes, checksum: a37f25fc9bef7bde79ee6871b915684f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-18T20:16:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LRSS11122020.pdf: 1262106 bytes, checksum: a37f25fc9bef7bde79ee6871b915684f (MD5) Previous issue date: 2020-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectAdequação curricularpt_BR
dc.subjectEstudante com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleSocialização e adequação curricular para o estudante com Transtorno do Espectro Autista: estudo de caso em uma escola de Taperoápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Izaura Maria de Andrade da-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar as estratégias de socialização, de adequação curricular para o estudante com Transtorno do Espectro Autista e de que forma pais, professores e gestores promovem estas estratégias no ambiente familiar e escolar. Utilizaram-se autores como: Silva; Gaiato; Reveles (2012), Cunha (2009, 2019), Mantoan (1997, 2004, 2005), para uma melhor fundamentação teórica e embasamento do trabalho. A pesquisa é qualitativa, realizada através de observação participante, possibilitada por atuar junto ao estudante com este transtorno em sala na função de cuidador (a) escolar e entrevistas semiestruturadas sendo 3 roteiros: um para os pais, outro para professores e um destinado às gestoras. Participaram nove pessoas desse estudo. Foi possível compreender que a educação inclusiva ainda tem bastante obstáculos no seu processo construtivo na escola e que as estratégias de socialização e as adequações curriculares tem grande relevância no processo de ensino e aprendizagem, além de colaborar para a eficácia do desenvolvimento, autonomia e qualidade de vida do estudante, são fatores essenciais para a escolarização do estudante com Transtorno do Espectro Autista, já que proporciona a facilitação no processo de inclusão escolar. Os resultados coletados através das entrevistas detectaram as dificuldades em se promover as estratégias de socialização e também as adequações do currículo para que o estudante seja realmente incluído e não apenas integrado, que a falta de recursos didáticos, tecnológicos e a formação dos professores dificulta o desenvolvimento social e cognitivo do estudante. Esta pesquisa servirá como base norteadora para esta escola e outras do município possam trabalhar e desenvolver melhor as estratégias de socialização e adequar seus currículos objetivando melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem para o estudante com Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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