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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18815
Tipo: TCC
Título: Gigantes da Paraíba: exposição itinerante de fósseis de Megafauna como forma de divulgação científica e preservação do patrimônio fossilífero no estado da Paraíba.
Autor(es): Silva Filho, Eduardo Gomes da
Primeiro Orientador: Oliveira, David Holanda de
Resumo: A divulgação científica exerce um papel de grande importância na expansão do conhecimento científico, na Paleontologia atua de maneira fundamental, auxiliando na preservação do patrimônio fossilífero através do conhecimento dos fósseis. Portanto, o presente trabalho tem como objetivos analisar os conhecimentos que os professores têm sobre a Paleontologia e repassar conhecimentos básicos sobre Paleontologia e patrimônio fossilífero por meio da divulgação científica acerca dos achados fósseis de Megafauna pleistocênica no estado da Paraíba para os alunos e professores. O trabalho foi realizado por meio de exposições itinerantes em 6 escolas municipais e particulares localizadas no município de Areia-Paraíba. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada de metodologia qualitativa, de objetivos exploratórios e procedimentos pesquisa-participante. O projeto foi dividido em duas etapas, a primeira relacionada ao conhecimento das concepções dos professores sobre paleontologia através de questionários semiestruturados, e a segunda etapa através de “exposições” com ações voltas para a educação patrimonial. Com base nos resultados obtidos, foi observado que os professores apesar de saberem o que é Paleontologia, confundem o objeto de estudo da Paleontologia (fóssil) com Arqueologia, além disso, eles apresentam um conhecimento limitado em relação as riquezas fossilíferas da região. Muitos não conhecem a ocorrência de fósseis de megafauna, mesmo o estado possuindo um grande registro de fósseis desses animais em seu território. Além disso, os professores que utilizam da Paleontologia em sala de aula, limitam-se muito aos livros didáticos que, por vezes, podem não abordar o assunto de maneira proveitosa. Tendo isso em vista, o trabalho de educação patrimonial foi bastante proveitoso, fazendo com que os alunos e professores que participaram do projeto, pudessem ter uma visão mais ampla sobre a Paleontologia. Além disso, permitiu com quem a universidade cumprisse mais uma vez com seu papel fundamental de atender as demandas da comunidade, fortalecendo ainda mais o seu compromisso com a sociedade.
Abstract: Scientific dissemination plays a very important role in the expansion of scientific knowledge, in Paleontology it acts in a fundamental way, helping to preserve the fossiliferous heritage through the knowledge of fossils and their importance. Therefore, the present work aims to pass on basic knowledge about Paleontology and fossiliferous heritage through scientific dissemination about the fossils of pleistocene Megafauna in the state of Paraíba. The work was carried out through itinerant exhibitions in 6 schools in the municipality of Areia-Paraíba. The exhibitions were divided into two major stages, the first related to the knowledge of teachers' conceptions about paleontology through semi-structured questionnaires, and the second stage through pedagogical interventions, with actions focused on heritage education. Based on the results obtained, it was observed that teachers, despite knowing what paleontology is, confuse the object of study of paleontology (fossil) with archeology, in addition, they have limited knowledge regarding the region's fossiliferous riches. Many are unaware of the occurrence of megafauna fossils, even though the state has a large record of fossils of these animals in its territory. In addition, teachers who use Paleontology in the classroom are very limited to textbooks, which sometimes may not address the subject in a useful way. With this in mind, the patrimonial education work was very profitable, making it possible for the students and teachers who participated in the project to have a broader view on paleontology. In addition, it allowed the university to fulfill once again its fundamental role of meeting the demands of the community, further strengthening its commitment to society.
Palavras-chave: Fósseis.
Educação Patrimonial.
Paleontologia.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18815
Data do documento: 18-Set-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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