Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18826
Tipo: | TCC |
Título: | Instrumentos avaliativos: por que diversificá-los? |
Autor(es): | Rodrigues, Ewerton Freire |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Maria Betania Sabino |
Resumo: | As avaliações estão presentes diariamente na vida das pessoas. Dentro da escola, ela se manifesta o tempo todo, principalmente em sala de aula entre a figura do professor que aplica as notas e aos alunos que a recebem. Na área de Ciências Biológicas, os professores possuem variados assuntos que podem ser trabalhados de diferentes formas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi analisar a importância da diversificação dos instrumentos avaliativos no ensino básico e os métodos utilizados para avaliar os alunos. Todos os participantes da pesquisa são professores (a) da rede pública de ensino dos municípios de Areia, Alagoa Grande, Caicó (RN), Esperança, Guarabira e Remígio, graduados em Ciências Biológicas e a atuam ensino fundamental II e ensino médio, foco da nossa pesquisa. Devido à pandemia da covid-19, a coleta de dados foi realizada de forma On-line, com aplicação de um questionário virtual com onze perguntas abertas sobre sua identificação, concepções e uso de instrumentos avaliativos em sala de aula. Com a análise do questionário pudemos perceber o uso frequente de instrumentos avaliativos tradicionais como provas convencionais nas aulas para avaliar a aprendizagem dos alunos, porém foi citado o uso significativo de instrumentos avaliativos diversificados como: jogos, debates, autoavaliação e feedback. Para o uso diversificados dos instrumentos avaliativos é preciso uma mudança de postura por parte de professores para repensarem as suas práticas avaliativas, uma vez que não se pode apenas avaliar no sentido de dar notas, mas acompanhar o aluno em todo o seu percurso com avaliações que sejam diagnósticas e formativas em todo o contexto de ensino favorece toda a sua aprendizagem. |
Abstract: | Assessments are present daily in people's lives. Inside the school, it manifests itself all the time, mainly in the classroom between the figure of the teacher who applies the grades and the students who receive it. In the area of Biological Sciences, teachers have an infinite range of subjects that can be worked on in different ways. Thus, the objective of this work was to analyze the importance of diversifying assessment instruments in basic education and the methods used to assess students. All research participants are public school teachers in the municipalities of Areia, Alagoa Grande, Caicó (RN), Esperança, Guarabira and Remígio, graduated in Biological Sciences and are active in elementary school II and high school, the focus of our. Due to the covid-19 pandemic, data collection was performed online, with the application of a virtual questionnaire with eleven open questions about its identification, conceptions and use of assessment instruments in the classroom. With the analysis of the questionnaire, we were able to perceive the frequent use of traditional assessment instruments as conventional tests in classes to assess student learning, however, the significant use of diversified assessment instruments was mentioned, such as: games, debates, self-assessment and feedback. For the diversified use of assessment instruments, a change of attitude by teachers is necessary to rethink their assessment practices, since it is not only possible to evaluate in the sense of giving grades, but accompanying the student throughout his career with assessments that are diagnostic and formative in the entire teaching context favors his entire learning. |
Palavras-chave: | Avaliação qualitativa. Instrumentos avaliativos. Aprendizagem. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Fundamentais e Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18826 |
Data do documento: | 15-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EFR22122020-MB250.pdf | 656,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons