Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18849
Tipo: Dissertação
Título: Competências gerenciais do professor-gestor: um estudo com Coordenadores de Curso da graduação na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Pessoa, Mariana Ferreira
Primeiro Orientador: Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima
Resumo: A gestão acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior é caracterizada pela atuação do professor como gestor, em que se torna responsável pelas atividades acadêmicas e gerenciais de um curso, e, muitas vezes, o professor-gestor assume a gestão acadêmica sem ter desenvolvido as competências necessárias ao cargo. O objetivo principal desta pesquisa é compreender as competências desenvolvidas por docentes enquanto Coordenadores de Curso da Graduação no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para tanto, tratou-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, em que foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado junto a vinte coordenadores de curso e os procedimentos adotados para tratar e interpretar os dados da pesquisa foram realizados por meio da análise de conteúdo. As competências elucidadas pelos coordenadores de curso da graduação foram divididas em seis categorias: Competências Acadêmicas (Pedagógicas); Competências Gerenciais (Administrativas); Competências Institucionais; Competências Políticas; Competências Técnicas/Tecnológicas; Competências Socioemocionais. Os achados apontam que o processo de desenvolvimento das competências dos coordenadores de curso ocorre mediante a prática cotidiana; por influência das características pessoais dos entrevistados; pela observação e troca de experiências com colegas que já foram coordenadores de curso e com os servidores técnico-administrativos que trabalham nas secretarias das coordenações; via leitura da legislação da UFPB; por meio da realização de cursos oferecidos pela universidade que os auxiliam na utilização dos sistemas eletrônicos, entre outros processos. Os resultados demonstram ainda que a gestão acadêmica é complexa e envolve o enfrentamento de muitos desafios, em que o coordenador de curso procura desenvolver competências que viabilizem o cumprimento das suas funções e atividades gerenciais, visto que são muitas as atribuições do professor-gestor.
Abstract: The academic management of Federal Institutions of Higher Education is characterized by the professor acting as manager, in which he becomes responsible for the academic and managerial activities of a course, and often the professor-manager takes over the academic management without having developed the necessary competencies for the position. The main objective of this research is to understand the competences developed by professors as Course Coordinators of the Graduation Course at Campus I of the Federal University of Paraíba (UFPB). For this, it was a qualitative research of descriptive approach, in which a bibliographical, documental and field research was carried out. A semi-structured interview script was used with twenty course coordinators and the procedures adopted to treat and interpret the research data were carried out by means of content analysis. The competences elucidated by the undergraduate course coordinators were divided into six categories: Academic Competencies (Pedagogical); Management Competencies (Administrative); Institutional Competencies; Political Competencies; Technical/Technological Competencies; Socio-emotional Competencies. The findings indicate that the process of developing the competencies of course coordinators occurs through daily practice; by the influence of personal characteristics of those interviewed; through observation and exchange of experiences with colleagues who have been course coordinators and with the technicaladministrative staff who work in the secretariats of the coordinators; by reading the legislation of the UFPB; by the realization of courses offered by the university that help them in the use of electronic systems, among other processes. The results also demonstrate that academic management is complex and involves facing many challenges, in which the course coordinator seeks to develop competencies that enable it possible to fulfill his functions and managerial activities, since there are many duties of the professor-manager.
Palavras-chave: Competências
Professor-gestor
Coordenadores de Curso da graduação
Gestão acadêmica
Competencies
Professor-manager
Undergraduate Course Coordinators
Academic management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18849
Data do documento: 23-Jul-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianaFerreiraPessoa_Dissert.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons