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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18870
Tipo: Dissertação
Título: Validação de instrumento para a sistematização da assistência de enfermagem a crianças hospitalizadas de 0 a 5 anos
Autor(es): Ferreira, Thalys Maynnard Costa
Primeiro Orientador: Costa, Marta Miriam Lopes
Primeiro Coorientador: Silva, Kenya de Lima
Resumo: O processo de enfermagem é considerado uma ferramenta importante no que diz respeito a aproximação do profissional responsável pelo cuidar, com o ser necessitado de seus cuidados. Logo, a utilização de instrumentos que viabilizem condutas para a operacionalização do processo de enfermagem em foco no cotidiano, vem sendo alvo de estudos no ramo metodológico. Objetivo: analisar o processo de validação e estratificação de risco clínico assistencial de um instrumento para coleta de dados voltado à sistematização da assistência de enfermagem a crianças de 0 a 5 anos hospitalizadas. Método: estudo metodológico, com abordagem quantitativa, realizado com 150 crianças em uma clínica pediátrica de um hospital escola. Para coleta de dados, respeitou-se as etapas de validação do conteúdo; validação clínica do instrumento e associação das necessidades humanas básicas e os diagnósticos médicos. Para análise dos dados, utilizou-se o cálculo do índice de validade do conteúdo e de análise de concordância Kappa. Para seguimento da validação, aplicou-se a análise de variância seguida do teste de K-means (Cluster Analysis) e o Tuckey Test, bem como o modelo descritivo de classificação binária - WoE e análise de agrupamento, além de técnicas de estatística descritiva. O projeto de pesquisa foi aprovado sob protocolo CAAE 76649517.3.0000.5183. Resultados: sob um índice de validade do conteúdo de 0,94, kappa 0,71, segundo sugestões dos especialistas 81,9%, além da validade do estabelecimento mensuratório dos caracteres clínicos e risco assistencial das crianças hospitalizadas e associação positiva entre as necessidades humanas alteradas e os diagnósticos, considera-se o instrumento válido para aplicabilidade. Conclusão: a validação do instrumento visou oportunizar a assistência prestada às crianças de 0 a 5 anos, tornando assim explícita a necessidade crescente da criação e melhorias de instrumentos válidos ofertados aos serviços de saúde.
Abstract: The nursing process is considered an important tool with regard to the approach of the professional responsible for care to the being that requires its care actions. Therefore, the use of instruments that enable behaviors for the operationalization of nursing process in daily life has been the aim of studies in the methodological field. Objective: to analyze the process of validation and stratification of medical care risk of a data collection instrument focused on the nursing care systematization for hospitalized children aged 0 to 5 years. Method: methodological study, with quantitative approach, performed with 150 children in a pediatric clinic of a teaching hospital. In order to collect data, we complied with the stages for the validation of the content; clinical validation of the instrument and association of basic human needs and medical diagnoses. In order to analyze data, we used the calculation of content validity index and Kappa agreement analysis. In order to follow the validation, we applied the variance analysis followed by the K-means test (Cluster Analysis) and the Tuckey Test, as well as the binary classification descriptive model – WoE and grouping analysis, as well as descriptive statistics techniques. The research project was approved under CAAE protocol 76649517.3.0000.5183. Results: under a content validity index of 0.94, Kappa 0.71, according to the experts’ suggestions, 81.9%, besides the validity of the measurable establishment of clinical characteristics and health care risk of hospitalized children and a positive association between altered human needs and diagnoses, we can consider that the instrument is valid for applicability. Conclusion: the validation of the instrument was intended to provide care for children aged 0 to 5, thereby highlighting the growing need for the creation and improvement of valid instruments offered to health services.
Palavras-chave: Enfermagem pediátrica
Estudos de validação
Processo de enfermagem
Cuidados de enfermagem
Pediatric nursing
Validation studies
Nursing process
Nursing care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18870
Data do documento: 5-Abr-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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