Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18904
Tipo: Tese
Título: Alba Valdez: a palavra das mulheres na história da literatura e da imprensa cearense
Autor(es): Souza, Keyle Samara Ferreira de
Primeiro Orientador: Barbosa, Socorro de Fátima Pacífico
Resumo: O presente trabalho objetivou rastrear o processo de inclusão da escritora, jornalista e professora Alba Valdez na história da Literatura e da Imprensa no Ceará. Analisamos a escrita literária e jornalística da mulher no Ceará, durante o século XIX e XX. Para tanto, propusemo-nos a revisitar a história das mulheres através de Perrot (1991;1998; 2005), Käppeli (1991), Falci (2011), D’incao (2011), fazendo um paralelo com a realidade das mulheres no Ceará, sobretudo, no mesmo recorte temporal, remontando ao processo de conquista do espaço público por essas mulheres através da escrita literária nos periódicos cearenses, bem como, reconhecendo a imprensa como lugar da palavra das mulheres no Ceará, fundamentando-nos para isso em Ketterer (1996), Cunha (2008), Duarte (2016), e nos discursos e memórias da própria Valdez (1907; 1937), assim, como nos jornais dos séculos XIX e XX. Isso nos conduziu a revisitar a história da imprensa feminina nesse Estado, o que nos possibilitou ir além da organização de uma lista de periódicos editados e, ou destinados ao público feminino, mas investigar a participação e atuação das mulheres em toda a imprensa entre o final dos anos oitocentistas e meados do século XX. Nessa empreitada, priorizamos a busca nas fontes primárias, periódicos e documentos. Desse modo, primeiro contextualizamos a escrita das mulheres no Ceará, para assim entendermos o lugar social de Alba Valdez na história da literatura e da Imprensa cearense amparados pelas teorias de Certeau (2011). Isso posto, a partir de recortes de jornais e produções memorialistas, considerando-os como fontes documentais, restauramos a história de vida de Alba Valdez, em um processo análogo ao descrito por Chartier (1990; 2011) e Lacerda (2003). Por conseguinte, deduzimos que na trajetória bibliográfica de Alba Valdez predominou a publicação nos periódicos, que se converteram em importantes redes de sociabilidades, em conformidade com Sirinelli (1996), Teixeira (2011), Schueler (2018), como também podemos conceituar as associações literárias e intelectuais que proporcionaram às mulheres de letras, como Alba Valdez, publicar o que escreveram, expressando seus pensamentos, sentimentos e suas opiniões. Nessa perspectiva, o cotejamento dos jornais, das revistas e dos almanaques nos permitiu identificar, reunir e reorganizar a obra de Alba Valdez, refazendo sua travessia através de seus escritos, de tal modo que encontramos produções inéditas da autora, que nos viabilizaram a construir uma nova trajetória biobibliográfica dessa escritora, reconhecendo que os periódicos foram bem mais que suportes textuais, como preconizaram Barbosa (2007) e Luca (2014; 2015), se constituindo como determinantes na produção da escrita literária e meios de sociabilidade para a literatura de autoria feminina.
Abstract: The actual research aimed to track back the process of inclusion of the writer, journalist and teacher Alba Valdez in the history of Literature and Press in Ceará. We analyzed the literary and journalistic writing of women in Ceará during the 19th and 20th centuries. For this, we proposed to revisit the history of women through Perrot (1991, 1998, 2005), Käppeli (1991), Falci (2011), D'incao (2011), paralleling the reality of women in Ceará , above all in the same time frame, going back to the process of conquering the public space by these women through the literary writing in the Ceará newspapers, as well as recognizing the press as a place of women's words in Ceará, based in Ketterer ( 1996), Cunha (2008), Duarte (2016), and in Valdez's own speeches and memoirs (1907, 1937), as well as in the nineteenth and twentieth-century newspapers. This led us to revisit the history of the women's press in that state, which enabled us to go beyond organizing a list of edited periodicals and / or intended for the female audience, but to investigate the participation and performance of women throughout the press between the end of the eighteenth and mid-twentieth centuries. In this endeavor, we prioritize the search of primary sources, periodicals and documents. In this way, we first contextualize the writing of women in Ceará, in order to understand the social place of Alba Valdez in the history of literature and the press supported by the theories of Certeau (2011). This, starting with newspaper clippings and memorialist productions, considering them as documentary sources, restored the life story of Alba Valdez, in a process similar to that described by Chartier (1990; 2011) and Lacerda (2003). Therefore, we deduce that in the bibliographical trajectory of Alba Valdez the publication in the periodicals, that became important networks of sociabilities, in accordance with Sirinelli (1996), Teixeira (2011), Schueler (2018) predominated, as well as we can conceptualize the associations literary and intellectual writings that enabled women of letters, such as Alba Valdez, to publish what they wrote, expressing their thoughts, feelings and opinions. From this perspective, the comparison of newspapers, magazines and almanacs allowed us to identify, reunite and reorganize the work of Alba Valdez, reworking her work through her writings, in such a way that we find unpublished works by the author, which enabled us to build a new biographical trajectory of this writer, recognizing that the periodicals were much more than textual supports, as advocated by Barbosa (2007) and Luca (2014, 2015), being constituted as determinants in the production of literary writing and means of sociability for literature of feminine authorship.
Palavras-chave: Alba Valdez
Mulheres escritoras do século XIX e XX
Literatura e imprensa feminina no Ceará
Women writers of the nineteenth and twentieth centuries
Literature and women's press in Ceará
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18904
Data do documento: 30-Abr-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KeyleSamaraFerreiraDeSouza_Tese.pdf17,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons