Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18923
Tipo: Dissertação
Título: (In)conformação amorosa e fragmentação subjetiva: colonização emocional em Niketche, de Paulina Chiziane
Autor(es): Farias, Rodolfo Moraes
Primeiro Orientador: Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de
Resumo: O presente estudo aborda o romance Niketche: uma história de poligamia (2002), da escritora moçambicana Paulina Chiziane, à luz sobretudo dos Estudos de Gênero, e analisa de que modo a narrativa reproduz valores coloniais no discurso da narradora-protagonista, que, no afã de denunciar a catástrofe afetiva de que padece, finda por (inconscientemente) validar a lógica de dominação que a oprime. Procura-se evidenciar de que modo se dá essa colonização emocional, i.e., a interferência da episteme judaico-cristã europeia nos recônditos mais profundos da psique dos sujeitos colonizados, que, mesmo (intelectualmente) cientes da opressão sofrida, mostram-se incapazes de rechaçá-la totalmente, perpetuando assim o ideário colonial, particularmente no que tange à vivência amorosa. É justamente em relação ao amor que a narradora se mostra mais acorrentada à lógica exógena, e em razão disso pena para conciliar seus desejos íntimos com a dura realidade autóctone circundante, como se presa num limbo entre tradição e modernidade, sem conseguir resolver de forma satisfatória a fragmentação interior que a dilacera e tanto lhe contamina o discurso. Situando a transmissão dos padrões ocidentais num nível que escapa à volição dos indivíduos envolvidos, verifica-se como os efeitos da colonização do país africano reverberam na atualidade, poluindo a gnose ancestral e metamorfoseando o conhecimento local, cuja nova forma amalgamada ainda não foi totalmente compreendida.
Abstract: This study discusses Mozambican author Paulina Chiziane’s novel Niketche: uma história de poligamia (2002) mostly in the light of Gender Studies, analyzing how the narrative replicates colonial values in the protagonist narrator’s discourse, that, eager to denounce the affective catastrophe she suffers, ends up (unconsciously) validating the very domination structure that oppresses her. We reveal how this emotional colonization occurs, i.e., how the interference of a Judaic-Christian episteme affects the colonized subjects psyches’ deepest corners; although (intellectually) aware of the oppression suffered, they are not capable of totally avoiding it, thus perpetuating the colonial ideary, particularly in regard to the love experience. It is precisely concerning love that the narrator appears more chained to the exogenous logic, and because of this she struggles to conciliate her intimate desires with the harsh autochthonous reality that surrounds her, as if stuck in a limbo between tradition and modernity, unable to satisfactorily solve the interior fragmentation that dilacerates her and contaminates her discourse. By situating the transmission of occidental patterns in a level that goes beyond the involved subjects’ volition, it is possible to verify how the colonization effects in the African country still reverberate nowadays, polluting the ancestral gnosis and metamorphosizing the local knowledge, whose new amalgamated form is yet to be fully comprehended.
Palavras-chave: Niketche
Paulina Chiziane
Poligamia
Colonização emocional
Amor
Polygamy
Emotional colonization
Love
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18923
Data do documento: 25-Fev-2018
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodolfoMoraesFarias_Dissert.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons