Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18931| Tipo: | Tese |
| Título: | A prática educativa do agente de combate às endemias no cotidiano da vigilância em saúde da Ilha de Parintins no Amazonas: desafios e possibilidades da educação popular em saúde |
| Autor(es): | Campos, Raimundo Sidnei dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Gonçalves, Luiz Gonzaga |
| Resumo: | A presente pesquisa trata sobre práticas educativas realizadas por Agentes de Combate às Endemias-ACEs no cotidiano das ações de Vigilância em Saúde da ilha de Parintins, no Amazonas. Tem como objetivo compreender os sentidos das práticas educativas do ACE nas atividades de controle e prevenção de endemias, mediante os desafios e possibilidades de ações de educação popular na vigilância em saúde, identificando a posição dos agentes diante dos saberes, das práticas em serviço, das diretrizes ministeriais e dos protocolos de trabalho presentes nas iniciativas apresentadas no contexto amazônico. A investigação, de cunho qualitativo, está fundamentada na teoria e prática da Educação Popular. A técnica de coleta de dados se valeu de observações e entrevistas. Para uma compreensão dos sentidos atribuídos às práticas educativas se recorreu ao método do Paradigma Indiciário, de Carlo Ginzburg (1989). Assim, a análise privilegiou indícios empíricos e documentais, capturados pelas particularidades e relações com o problema investigado. A pesquisa de campo foi realizada no município de Parintins no estado do Amazonas. Os sujeitos da pesquisa são ACEs, servidores pertencentes ao quadro de pessoal da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. As práticas educativas dos agentes foram analisadas a partir de indícios que indicavam vivências e saberes do agente e à luz de diretrizes e protocolos de trabalho estabelecidos para o controle, prevenção e vigilância em saúde. Afirmamos que: aproximar-se da compreensão dos sujeitos da prática educativa popular cria possibilidades de diálogo de saberes e troca de experiências, fazendo emergir com mais nitidez as contribuições pensantes e as ações dos ACEs como sujeitos de saberes e convicções nas relações com indivíduos, grupos e comunidade, contribuindo para construção e fortalecimento de práticas que podem possibilitar vivências de vigilância popular em contexto amazônico. Os resultados apontaram que a prática educativa popular acontece com mais força e concretude nas visitas domiciliares que integram as rotinas de trabalho dos agentes na comunidade. As práticas têm um papel importante no conjunto das ações de vigilância em saúde nas comunidades, sendo reveladora de elementos da educação popular em saúde, sobretudo pela possibilidade de poder despertar relações dialógicas e troca de experiências entre os agentes do sistema de saúde e os usuários dos serviços. Os resultados indicaram também que a prática educativa do ACE pode ser mediadora de saberes que emergem no contexto local, o que sugere, no campo de controle das endemias e da vigilância em saúde, elementos importantes para pensar na reorientação das rotinas de trabalho nos espaços domiciliares e comunitários, tendo em vista a necessidade de compreensão dos saberes locais, da identidade sociocultural dos sujeitos aos quais se dirigem as ações, conhecimento da complexidade das demandas e das particularidades do contexto amazônico. A tese pretende oferecer contribuições para pensar e problematizar a prática educativa do ACE, mediante os desafios das atribuições de sua área de atuação e das possibilidades deste fazer na perspectiva da educação popular em saúde. |
| Abstract: | The research is about educational practices performed by Endemic Diseases Combat Agents (Agentes de Combate às Endemias - ACEs) in the daily activities of Health Surveillance in Parintins’ Island, Amazonas. As a goal comprehend of the meanings in the educational practices of ACE in the control activities and endemic prevention, Through the challenges and possibilities of popular education actions in health surveillance, Identifying the agents' positions in the light of the knowledge, service practices, ministerial guidelines and working protocols from initiatives presented in Amazon context. The research, of a qualitative nature, is based on the theory and practice of Popular Education. The technique of data collection was based on observations and interviews. For a better understanding of the meanings attributed to
educational practices, It was resorted from the Indiciary Paradigm method, by Carlo
Gunzburg (1989). Therefore, the analysis favored empirical and documentary evidence,
captured by the particularities and relations with the investigated problem. The field research was carried out in the conty of Parintins in the State of Amazonas. The subjects of the research are ACEs, labours belonging to the staff of the Health Surveillance Coordination of the Municipal Health Department. The educational practices of the agents were analyzed based on evidence indicating the agent's experiences and knowledge and the light of guidelines and working protocols established for health control, prevention and surveillance. We affirm that: approaching the understanding of the subjects of the popular educational practice creates opportunities for dialogue and exchange of experiences, bringing out more clearly the contribution thoughts and actions of ACEs as subjects of knowledge and convictions in the relations of individuals, groups and community, contributing to the construction and strengthening of practices that may enable the experience of popular surveillance in the Amazonian context. The results pointed out that the popular educational practice happens with more force and concreteness in the home visits that integrate the work
routines of the agents in the community. Practices play an important role in all actions of
health surveillance, especially for the possibility of arousing dialogic relations and exchange of experiences between the agents of the health system and the users of the services. The results also indicated that the educational practice of ACEs can be a mediator of knowledge that emerge in the local context, which suggests, in the field of control of endemics and health surveillance, important elements to think about the reorientation of work routines in domiciliary spaces in order to understand the local knowledge, the sociocultural identity of the individuals to whom the actions are directed, and the complexity of the demands and particularities of the Amazonian context. The thesis aims to offer contributions to think about and problematize the educational practice of the ACE, through the challenges of the attributions of its field of action and the possibilities of doing this in the perspective of popular education in health. RESUMÉN La presente investigación trata sobre prácticas educativas realizadas por Agentes de Combate a las Endemias-ACE en el cotidiano de las acciones de Vigilancia en Salud de la isla de Parintins, en el Amazonas. Tiene como objetivo comprender los sentidos de las prácticas educativas del ACE en las actividades de control y prevención de endemias, mediante los desafíos y posibilidades de acciones de educación popular en la vigilancia en salud, identificando la posición de los agentes ante los saberes, las prácticas en servicio, las directrices ministeriales y los protocolos de trabajo presentes en las iniciativas del contexto amazónico. La investigación, de cuño cualitativo, está fundamentada en la teoría y la práctica de la Educación Popular. La técnica de recolección de datos se valió de observaciones y entrevistas. Para una comprensión de los sentidos atribuidos a las prácticas educativas se recurrió al método del Paradigma Indiciario, de Carlo Ginzburg (1989). Así pues, el análisis privilegió indicios empíricos y documentales, capturados por las particularidades y las relaciones con el problema investigado. La investigación de campo fue realizada en el municipio de Parintins en el estado de Amazonas. Los sujetos de la investigación fueron los ACE, servidores pertenecientes al cuadro de personal de la Coordinadora de Vigilancia en Salud de la Secretaría Municipal de Salud. Las prácticas educativas de los agentes se analizaron a partir de indicios que indicaban vivencias y saber del agente y a la luz de directrices y protocolos de trabajo establecidos para el control, prevención y vigilancia en salud. Afirmamos que: aproximarse a la comprensión de los sujetos de la práctica educativa popular crea posibilidades de diálogo de saberes e intercambio de experiencias, aciendo emerger con más nitidez las contribuciones pensantes y las acciones de los ACE como sujetos de saberes y convicciones en las relaciones con individuos, grupos y comunidad, contribuyendo la construcción y el fortalecimiento de prácticas que pueden posibilitar vivencias de vigilancia popular en contexto amazónico. Los resultados apuntaron que la práctica educativa popular ocurre con más fuerza y concreción en las visitas domiciliarias que integran las rutinas de trabajo de los agentes en la comunidad. Las prácticas desempeñan un papel importante en conjunto con las acciones de vigilancia en salud en las comunidades, siendo reveladora de elementos de la educación popular en salud, sobre todo por la posibilidad de poder despertar relaciones dialógicas y intercambio de experiencias entre los agentes del sistema de salud y los usuarios de los servicios. Los resultados también indicaron que la práctica educativa del ACE puede ser mediadora de saberes que emergen en el contexto local, lo que sugiere, en el campo de control de las endemias y de la vigilancia en salud, elementos importantes para pensar en la reorientación de las rutinas de trabajo en los espacios domiciliarios y comunitarios, teniendo en cuenta la necesidad de comprender los saberes locales, identidad sociocultural de los sujetos a los que se dirigen las acciones, conocimiento de la complejidad de las demandas y de las particularidades del contexto amazónico. La tesis pretende ofrecer contribuciones para pensar y problematizar la práctica educativa del ACE, mediante los desafíos de las atribuciones de su área de actuación y de las posibilidades de éste en la perspectiva de la educación popular en salud. |
| Palavras-chave: | Prática educativa Educação popular em saúde Agente de combate às endemias Saberes locais Amazônia Educational practice Endemic diseases combat agents local knowledge Amazon Popular education Práctica educativa Educación popular en salud Combate a las endemias Saberes locales Amazonas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18931 |
| Data do documento: | 25-Fev-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RaimundoSidneiDosSantosCampos_Tese.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
