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metadata.dc.type: TCC
Title: A interface entre o psicopedagogo e o auxiliar de inclusão: promovendo a equidade na escola
metadata.dc.creator: Cavalcanti, Rhayanna Jéssica Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Sandra Cristina Morais de
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo buscou verificar a influência da ação profissional do psicopedagogo e do auxiliar de inclusão nas escolas regulares, que buscam uma inclusão satisfatória. Esses profissionais contribuem para o processo de ensino aprendizagem e ajudam na promoção da inclusão e permanência do aluno com deficiência na escola regular. Portanto, objetivamos analisar a relação profissional do psicopedagogo e do auxiliar de inclusão, acerca dos benefícios dos mesmos frente à aprendizagem do aluno com deficiência. Metodologicamente essa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo qualitativa, do tipo levantamento, com características descritivas, no qual foram analisados os aportes teóricos da área e as falas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para tanto, foram aplicadas entrevistas estruturadas com 02 (dois) psicopedagogos e 04 (quatro) auxiliares de inclusão, do gênero masculino e feminino, de escolas da rede pública de ensino e da rede privada, da cidade de João Pessoa-PB. A idade dos participantes variou entre 24 e 52 anos. Os dados obtidos por meio das entrevistas permitiram compreender que, de fato, existe uma relação entre os profissionais mencionados e suas ações trazem benefícios para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com deficiência na escola.
Abstract: This study sought to determine the influence of professional action of the educational psychologist and inclusion helper in regular schools, seeking a satisfactory inclusion. These professionals contribute to the process of teaching, learning and help in promoting inclusion and the permanence of students with disabilities in regular schools. Therefore, we aimed to analyze the professional relationship of educational psychologist and the inclusion helper, about the benefits of the them facing the learning of disabled students. Methodologically this research is characterized as a qualitative field, research type survey, with descriptive characteristics, in which the theoretical contributions of the area and the speeches of the subjects involved in the research were analyzed. For both, interview were structured with two (02) educational psychologists and 04 (four) inclusion helpers, male and female, from public and private schools, from the city of João Pessoa-PB. The age of participants ranged from 24 to 52 years old. The data obtained through questionnaires allowed us to understand that, in fact, there is a relationship between the above professionals and their actions bring benefits to the development and learning of students with disabilities in school.
Keywords: Psicopedagogo
Auxiliar de inclusão
Aprendizagem
Educational psychologist
Inclusion helper
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1894
Issue Date: 16-May-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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