Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alice Florentino da-
dc.creatorRodrigues, Jéssica de Moura-
dc.creatorSaraiva, Mariana Alves-
dc.date.accessioned2017-09-01T15:10:18Z-
dc.date.available2017-01-31-
dc.date.available2017-09-01T15:10:18Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1899-
dc.description.abstractThis research show with violence in school and aimed to analyze the causes that promote this phenomenon in the school context. It is known that school violence is a practice that exists since the middle ages and lasts until today. What was meant to be a healthy relationship turned out to be a field of threats, assaults, and abuses between teachers and the students themselves. The authors that served as a theoretical basis were: Priotto (2009), Boneti (2009), Rosa (2010), Pino (2007), among others. The type of research was descriptive, field and biographical. The methodology used was qualitative approach. This research was done in a state school, in which questions were asked to investigate the cause of school violence, the participants were the teachers and the coordination. They know the phenomenon, but they do not know how to improve the situation inside the school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-01T15:10:18Z No. of bitstreams: 1 AFS31012017: 652113 bytes, checksum: 9b85fe59b6b083c5985faebf8e80dea6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-01T15:10:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFS31012017: 652113 bytes, checksum: 9b85fe59b6b083c5985faebf8e80dea6 (MD5) Previous issue date: 2016-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.titleViolência na escola: quais são as causas que levam esse fenômeno ao âmbito escolar?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.contributor.referee1Jusselino Filho, Pedro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2931598393121006pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da violência na escola e teve como objetivo analisar as causas que promovem esse fenômeno no âmbito escolar. Sabe-se que a violência escolar é uma prática que existe desde a Idade Média e perdura-se até os dias de hoje. O que era para ser uma relação saudável acabou se tornando um campo de ameaças, agressões e abusos entre os professores e os próprios alunos. Os autores que serviram de base teórica foram: Priotto e Boneti (2009), Rosa (2010), Pino (2007), entre outros. O tipo de pesquisa foi descritivo, de campo e bibliográfica. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual, na qual foram aplicados questionários para investigar as causas da violência escolar, onde os participantes foram os professores e a coordenadora. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que há contradições entre professores e a coordenação, pois eles até conhecem sobre o fenômeno, mas desconhecem como abrandar a situação dentro da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFS31012017636,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.