Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Yngrid Batista-
dc.date.accessioned2017-09-01T16:56:29Z-
dc.date.available2017-05-30-
dc.date.available2017-09-01T16:56:29Z-
dc.date.issued2017-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1900-
dc.description.abstractThis work has the objective to analyze the perception of High School students in Brazil and in the United States in the importance of finances throughout their school years. Utilizing a questionare as the application that was used to devide social-economics, demographics, financial education, personal finances and financial behavior profiles, utilizing the Likert scale by students within the course. The research has a sample with a total of 316 questionaires applied, having 197 applied in Brazil and 119 in the United States, accomplished in the month of March and April, with discreet analysis. From the analysis of the results, it was verified that a good part of the students, of both countries, 37,06% in Brazil and 32,76% in the United States, affirms that they do not have any discipline that conveys some financial knowledge; Financial independence as fast as possible, the majority was found with 57.86% in Brazil and 23.52% in the United States, and 70.04% and 67.24%, respectively, declare the importance of A healthy financial lifestyle. Lastly, it can be confirmed that 70,56% of Brazilian students and 40,34% of American students feel the need and importance to learn about financial education within their schools. In this matter the insertion of this content is to contribute with intensity in the formation of a critic citizen with the capacity to make their own financial decisions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-01T16:56:29Z No. of bitstreams: 2 YBC01092017.pdf: 1496874 bytes, checksum: 2081e08c26f75e8ff5e2b216dd4495a8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-01T16:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 YBC01092017.pdf: 1496874 bytes, checksum: 2081e08c26f75e8ff5e2b216dd4495a8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-05-15en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectFinanças na escolapt_BR
dc.subjectFormação acadêmica em Ciências Contábeispt_BR
dc.titleEducação financeira: a relevância do conhecimento dos alunos do ensino médio em finanças pessoas no Brasil e nos Estados Unidospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Wernner Gláucio Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760764Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Márcia Reis-
dc.contributor.referee2Almeida, Moisés Araújo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8647300E7pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos de instituições do Ensino Médio do Brasil e dos Estados Unidos na formação financeira ao decorrer dos anos escolares. Utilizando-se da aplicação de questionário, os quais foram divididos em Perfil Socioeconômico e Demográfico, Educação Financeira, Finanças Pessoais e Comportamento Financeiro; utilizando a Escala Likert e respondido por alunos em curso. A pesquisa tem uma amostra total de 316 questionários aplicados, sendo 197 aplicados no Brasil e 119 nos Estados Unidos, realizada no mês de março e abril, com uma análise descritiva. A partir da análise dos resultados, verificou-se que boa parte dos alunos, de ambos os países, 37,06% no Brasil e 32,76% Estados Unidos, afirma não ter nenhuma disciplina que transmita algum conhecimento financeiro; sobre ser independente financeiro o mais rápido possível, constatou-se a maioria com o dado de 57,86% no Brasil e 23,52% nos Estados Unidos, e 70,04% e 67,24%, respectivamente, declaram a importância de uma vida financeira saudável. Por fim, pode-se afirmar que os alunos brasileiros,70,56%, e os norte-americanos,40,34%, sentem a importância e a necessidade de aprender sobre Educação Financeira na escola, desta forma, sugere-se a inserção desse conteúdo nos anos escolares com intensificações para contribuir na formação de um cidadão crítico com capacidade para as suas tomadas de decisões financeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YBC01092017.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons