Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1900
Tipo: TCC
Título: Educação financeira: a relevância do conhecimento dos alunos do ensino médio em finanças pessoas no Brasil e nos Estados Unidos
Autor(es): Costa, Yngrid Batista
Primeiro Orientador: Lucena, Wernner Gláucio Lopes
referee1 : Machado, Márcia Reis
referee2: Almeida, Moisés Araújo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos de instituições do Ensino Médio do Brasil e dos Estados Unidos na formação financeira ao decorrer dos anos escolares. Utilizando-se da aplicação de questionário, os quais foram divididos em Perfil Socioeconômico e Demográfico, Educação Financeira, Finanças Pessoais e Comportamento Financeiro; utilizando a Escala Likert e respondido por alunos em curso. A pesquisa tem uma amostra total de 316 questionários aplicados, sendo 197 aplicados no Brasil e 119 nos Estados Unidos, realizada no mês de março e abril, com uma análise descritiva. A partir da análise dos resultados, verificou-se que boa parte dos alunos, de ambos os países, 37,06% no Brasil e 32,76% Estados Unidos, afirma não ter nenhuma disciplina que transmita algum conhecimento financeiro; sobre ser independente financeiro o mais rápido possível, constatou-se a maioria com o dado de 57,86% no Brasil e 23,52% nos Estados Unidos, e 70,04% e 67,24%, respectivamente, declaram a importância de uma vida financeira saudável. Por fim, pode-se afirmar que os alunos brasileiros,70,56%, e os norte-americanos,40,34%, sentem a importância e a necessidade de aprender sobre Educação Financeira na escola, desta forma, sugere-se a inserção desse conteúdo nos anos escolares com intensificações para contribuir na formação de um cidadão crítico com capacidade para as suas tomadas de decisões financeiras.
Abstract: This work has the objective to analyze the perception of High School students in Brazil and in the United States in the importance of finances throughout their school years. Utilizing a questionare as the application that was used to devide social-economics, demographics, financial education, personal finances and financial behavior profiles, utilizing the Likert scale by students within the course. The research has a sample with a total of 316 questionaires applied, having 197 applied in Brazil and 119 in the United States, accomplished in the month of March and April, with discreet analysis. From the analysis of the results, it was verified that a good part of the students, of both countries, 37,06% in Brazil and 32,76% in the United States, affirms that they do not have any discipline that conveys some financial knowledge; Financial independence as fast as possible, the majority was found with 57.86% in Brazil and 23.52% in the United States, and 70.04% and 67.24%, respectively, declare the importance of A healthy financial lifestyle. Lastly, it can be confirmed that 70,56% of Brazilian students and 40,34% of American students feel the need and importance to learn about financial education within their schools. In this matter the insertion of this content is to contribute with intensity in the formation of a critic citizen with the capacity to make their own financial decisions.
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Finanças na escola
Formação acadêmica em Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1900
Data do documento: 15-Mai-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YBC01092017.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons