Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19060
Tipo: | Dissertação |
Título: | A biotecnologia no cotidiano escolar: percepção e difusão de conceitos |
Autor(es): | Lima, Jairo Ribeiro de |
Primeiro Orientador: | Santos, Luis Fernando Marques dos |
Resumo: | A Biotecnologia é uma ciência multidisciplinar, de grande potencial agregado, que impacta todos os setores da sociedade. Não obstante, mesmo estando inseridos amplamente em nosso cotidiano, os conceitos e produtos biotecnológicos ainda tem o desafio de se tornarem acessíveis à maioria da população. Nesta questão, o papel da escola é fundamental quanto a inserção de discussões que contemplem as temáticas biotecnológicas para o esclarecimento dos alunos. Assim, no intuito de contribuir com o ensino de Biologia e a divulgação científica no campo biotecnológico, o objetivo deste trabalho foi investigar as percepções dos estudantes do Ensino Médio, pertencentes a quatorze escolas da rede pública do estado da Paraíba, frente às temáticas biotecnológicas e desenvolver um produto tecnológico para o ensino e a divulgação da Biotecnologia. Para isso realizamos: a) uma análise crítica das percepções dos estudantes acerca da Biotecnologia e de suas aplicações; b) a construção do aplicativo educacional BIOTEC, compatível com as plataformas Android e iOS, também disponível no formato Web App, contendo conceitos e aplicações da Biotecnologia; e c) a aplicação de uma sequência didática com a utilização do aplicativo BIOTCEC para estudantes de uma das escolas participantes da pesquisa. Buscou-se realizar uma avaliação inicial do aplicativo produzido quanto a aceitabilidade e competência em esclarecer os conceitos biotecnológicos. Os resultados obtidos demonstraram que a Biotecnologia, ainda que compondo o currículo da Educação Básica, tem passado de maneira imperceptível no cotidiano dos estudantes e a avaliação primária do aplicativo BIOTEC indicou que o mesmo é uma ferramenta tecnológica adequada para a abordagem das temáticas biotecnológicas em sala de aula, além de ser um veículo de divulgação científica. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 |
Abstract: | Biotechnology is a multidisciplinary science of great aggregate potential that impacts all the sectors of society. Nevertheless, even though they are widely inserted in our daily lives, the biotechnology concepts and products still have the challenge of becoming accessible to a great part of the population. In this subject, the role of the school is fundamental in the insertion of discussions that contemplate the biotechnological topics for students` understand. Therefore, to contribute to the teaching of biology and the scientific dissemination in the biotechnology field, the objective of this paper aimed to investigate the perceptions of high school students from fourteen schools in the state of Paraíba, about biotechnological topics and to develop a technological product for the teaching and dissemination of Biotechnology. In order to do this, was performed the following: a) a critical analysis of students' perceptions about Biotechnology, its applications and all thematic about it b) creation of the BIOTEC an educational application, compatible with Android and iOS platforms, also available in Web App format (containing concepts and applications of Biotechnology) and c) the application of a didactic sequence with the use of the BIOTEC application to students from one of the participating school in the research. The intention was to carry out an initial evaluation of the application and its capacity and competence to clarify the biotechnological concepts. The results obtained demonstrated that biotechnology, although composing the curriculum of Basic Education, imperceptibly passed in the students' daily life and the primary evaluation of the BIOTEC application indicated that it is a suitable technological tool to approach biotechnology in the classroom, in addition to being a vehicle of scientific dissemination. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001. |
Palavras-chave: | Biotecnologia Ensino de biologia Divulgação científica Biotechnology Biology teaching Scientific divulgation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19060 |
Data do documento: | 16-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JairoRibeiroDeLima_Dissert.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons