Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19091
Tipo: Dissertação
Título: "A arte que faz história”: uma narrativa de identidades no romance Viva o povo brasileiro
Autor(es): Silva, Fabiana Cruz da
Primeiro Orientador: Fernandes, Telma Dias
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo em torno das discussões que cercam o processo de formação da nação brasileira, através da representação literária do romance Viva o Povo brasileiro, do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, cuja ficção traz contribuições significativas no pensar a questão das identidades culturais brasileiras a partir da perspectiva da construção/representação. Analisamos como o romance faz sua leitura do Brasil e do seu povo e estabelece através da intertextualidade entre episódios fictícios e as experiências históricas uma crítica a discursos históricos e suas contraversões, em uma narrativa que apresenta múltiplas formas de abordagens discursivas na problematização de nosso complexo identitário. Os suportes teóricos que norteiam este trabalho se pautam na perspectiva da História Cultural em dialogo com seus campos de aproximação: antropologia, sociologia, história social, história da linguagem, teoria literária, através das contribuições de Roger Chartier, Linda Hutcheon, Peter Burke, Michel de Certeau, Sturt Hall, Antônio Candido, Alfredo Bosi entre outros, tendo como conceito basilar a noção de representação, categoria central nas interfaces da Literatura e da História, tendo em vista que é com ele e a partir dele que se estabelece o nexo entre o real e o ficcional, uma vez que as narrativas históricas e literárias são um construto linguístico inserido no campo das representações.
Abstract: The present work presents a study about the discussions that surround the process of formation of the Brazilian nation, through the literary representation of the novel Viva o Povo Brasileiro, by the Bahian writer João Ubaldo Ribeiro, whose fiction brings significant contributions in thinking the question of cultural identities from the perspective of construction / representation. We analyze how the novel makes its reading of Brazil and its people and establish through intertextuality between fictional episodes and historical experiences a critique of historical discourses and their counterversions in a narrative that presents multiple forms of discursive approaches in the problematization of our complex identity. The theoretical supports that guide this work are based on the perspective of Cultural History in dialogue with its fields of approach: anthropology, sociology, social history, history of language, literary theory, through the contributions of Roger Chartier, Linda Hutcheon, Peter Burke, Michel of Certeau, Sturt Hall, Antônio Candido, Alfredo Bosi among others, having as basic concept the notion of representation, central category in the interfaces of Literature and History, considering that it is with him and from it that the connection between the real and the fictional, since the historical and literary narratives are a linguistic construct inserted in the field of representations.
Palavras-chave: História e literatura
Representação
Povo brasileiro
Identidades
History and literature
Representation
Brazilian people
Identities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19091
Data do documento: 17-Mai-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabianaCruzDaSilva_Dissert.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons