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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19098
Tipo: Dissertação
Título: Impacto de atividades lúdicas no processo de adaptação de crianças com câncer em cuidado paliativo: à luz da teoria adaptativa de Callista Roy
Autor(es): Pereira, Jéssica Barreto
Primeiro Orientador: França, Rúbia Figueiredo de Sá
Resumo: Introdução: As crianças com câncer em cuidado paliativo passam por longos períodos de vivência hospitalar. A equipe de enfermagem busca criar estratégias que auxiliem o cuidado, como as atividades lúdicas e as próprias teorias de enfermagem. A presente dissertação é constituída de dois artigos, o primeiro é intitulado: Aplicação da Teoria da Adaptação de Callista Roy na Pediatria: uma revisão integrativa. Objetivo: investigar, nas publicações científicas, divulgadas em âmbito nacional e internacional, a aplicação da Teoria da Adaptação de Callista Roy, na prática pediátrica. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, entre o período de 1998 a 2018. Realizada nas bases de dados LILACS, PubMed, MEDLINE, IBECS, BDENF, CINAHL, SCOPUS e biblioteca digital Scielo. Resultados: Foram identificados 10 artigos que abordam a aplicação da Teoria da Adaptação na Pediatria. Conclusão: A aplicação da Teoria na pediatria estimula positivamente a adaptação do paciente ao novo. O segundo artigo é intitulado: O lúdico na adaptação de crianças com câncer sob cuidados paliativos, baseado no modelo de Roy. Objetivo: Analisar o impacto da atividade lúdica, em crianças com câncer sob cuidados paliativos, à luz da Teoria de Callista Roy. Metodologia: Estudo descritivo, observacional e de intervenção, de natureza qualitativa, à luz da Teoria Adaptativa proposta por Callista Roy (1977). Participaram 10 crianças com câncer em cuidados paliativos, com idades de seis a 12 anos, que frequentavam o ambulatório do hospital filantrópico na cidade de João Pessoa-PB. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, conforme CAE: 82946618.9.0000.5188 Resultados: Obtiveram-se duas categorias: Aplicação do Modelo da Adaptação de Callista Roy, segundo os Modos e Estímulos e intervenção lúdica como estratégia do processo de enfermagem. Conclusão: a atividade lúdica apresenta impacto positivo e essencial na adaptação de crianças com câncer, sob cuidado paliativo, no contexto hospitalar.
Abstract: Children with câncer in palliative care go through long hospital stays. The nursing team seeks to create strategies to help children in care, such as ludic activities and the nursing theories. The present dissertation consists of two articles, the first one is titled: Application of Callista Roy's Theory of Adaptation in Pediatrics: an integrative review. Aim: to investigate in the scientific publications released in national and international scope, the application of the Theory of Adaptation of Callista Roy in the pediatric practice. Methodology: Integrative literature review, from 1998 to 2018. It was based on LILACS, PubMed, MEDLINE, IBECS, BDENF, CINAHL, SCOPUS and Scielo digital library. Results: 10 (ten) articles were identified addressing the application of the Theory of Adaptation in Pediatrics. Conclusion: The application of the Theory in Pediatrics positively stimulates the adaptation of the patient to the new. The second article is entitled: The Ludic In The Adaptation Of Children With Cancer Under Palliative Care, based on Roy's model. Aim: To analyze the impact of ludic activity in children with cancer under palliative care based on Callista Roy's Theory. Methodology: It is a descriptive, observational and interventional study of qualitative nature based on the Adaptive Theory proposed by Callista Roy (1977). Ten children aged 6 to 12 years with cancer in palliative care attended the outpatient clinic of the philanthropic hospital in the city of João Pessoa-PB. The research was approved by the Ethics and Research Committee with CAE: 82946618.9.0000.5188. Results: It was divided into two categories: Application Of The Callista Roy Adaptation Model according to the modes and stimulus, and ludic intervention as a strategy of the nursing process. Conclusion: the ludic activity has a positive and essential impact on the adaptation of the child with cancer under palliative care in the hospital context.
Palavras-chave: Enfermagem
Teoria de enfermagem
Pediatria
Jogos e brinquedos
Câncer
Nursing
Nursing theory
Pediatrics
Games and toys
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19098
Data do documento: 15-Abr-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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