Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19113
Tipo: | Dissertação |
Título: | Das grades às redes: a constituição do sujeito criminoso no espaço heterotópico do Youtube |
Autor(es): | Oliveira, Dayane Adriana Teixeira |
Primeiro Orientador: | Leite, Maria Regina Baracuhy |
Resumo: | A web, enquanto heterotopia por excelência do nosso tempo, torna-se um espaço propício, não apenas para se fazer ver, mas como também para fazer ver o outro. Nesse contexto, identificamos a presença dos sujeitos infames criminosos que ganham hipervisibilidade ao serem presos e terem suas entrevistas divulgadas na internet. Esses vídeos são compartilhados no Youtube e se tornam uma espécie de patrimônio, para “sempre lá”, podendo ser retomados e ressignificados indefinidamente na forma de comentários, memes, remix etc. Nosso objetivo nesta pesquisa é analisar como a web promove o deslocamento desses sujeitos infames da invisibilidade à hipervisibilidade. Além disso, pretendemos analisar como os enunciados produzidos por esses sujeitos reverberam dentro do espaço da web; verificar as estratégias de subjetivação dos sujeitos infames dentro dos jogos de saber/poder que regem as relações sociais no YouTube; e analisar os conflitos morais e éticos que são provocados a partir da análise do processo de hipervisibilidade de sujeitos infames criminosos no YouTube. Para atender a esses objetivos, buscamos suporte nos Estudos Discursivos Foucaultianos sobre sujeito e poder, mobilizando, além dos conceitos de discurso, acontecimento e enunciado, as noções de verdade, saber e poder, corpo e heterotopia. Também nos ancoramos nos estudos de Pierre Lévy sobre ciberespaço, interatividade e movimento social na/da cibercultura. Metodologicamente, essa pesquisa se caracteriza como qualitativa, pois é essencialmente interpretativa. Para a constituição do corpus, consideramos o princípio discursivo da dispersão, pois estamos analisando-o no espaço descontínuo do arquivo do qual ele faz parte. Dentre os vídeos encontrados nesse arquivo, selecionamos dois que se destacavam por suas singularidades: (a) Morre Diabo (2010); (b) Mc Beijinho “Me libera nega” (2017). As análises revelaram a importância da web como um lugar em que as estruturas da ética e da moral são agitadas, pois apesar dos sujeitos infames ocuparem a posição de criminosos, transgressores e até de assassinos, não provocam a revolta ou o ódio, mas sim o riso dos internautas, produzindo, assim, através do olhar do outro e das práticas de si identidades conflitantes. |
Abstract: | The web, as heterotopia par excellence of our time, becomes a propitious space, not only to make itself seen, but also to make see the other. In this context, we identify the presence of the infamous criminals who gain hypervisibility when they are arrested and have their interviews published on the internet. These videos are shared on Youtube and become a kind of patrimony, for "always there", and can be resumed and renumbered indefinitely in the form of comments, memes, remix etc. Our objective in this research is to analyze how the web promotes the displacement of these infamous subjects of invisibility to hypervisibility. In addition, we intend to analyze how the utterances produced by these subjects reverberate within the space of the web; investigate the effects of power and resistance established in this space; to verify the practices of objectification / subjectivation that constitute these infamous subjects in cyberspace. In order to meet these objectives, we seek support in the Foucaultian Discourse Studies on subject and power, mobilizing, beyond the concepts of discourse, event and statement, the notions of truth, knowledge and power, body and heterotopia. We are also anchored in Pierre Lévy's studies on cyberspace, interactivity and social movement in cyberculture. Methodologically, this research is characterized as qualitative, since it is essentially interpretive. For the constitution of the corpus, we consider the discursive principle of dispersion, since we are analyzing it in the discontinuous space of the file of which it forms part. Among the videos found in this file, we selected two that stood out for their singularities: (a) Morre Diábo (2010); (b) Mc Beijinho "Me libera Nega" (2017). As a result, this research has revealed the importance of the web as a place where the structures of ethics and morale are shaken, for though infamous subjects occupy the position of criminals, transgressors and even murderers, they do not provoke revolt or hatred, but rather the laughter of the internauts, thus producing through the eyes of the other and the practices of conflicting identities. |
Palavras-chave: | Análise do discurso Sujeitos infames Hipervisibilidade Ciberespaço Discourse analysis Infamous subjects Hypervisibility Cyberspace |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19113 |
Data do documento: | 11-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DayaneAdrianaTeixeiraOliveira_Dissert.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons