Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19139
Tipo: Dissertação
Título: A representação teatral como um recurso didático para o ensino da genética no ensino médio: síntese proteica
Autor(es): Silva, Sergio Melquior Barbosa da
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Rosa de
Resumo: O trabalho de pesquisa ora apresentada busca trazer mais um componente metodológico que facilite o ensino e a aprendizagem da disciplina de genética no Ensino Médio. O componente foi a representação do tema síntese proteica através de uma esquete teatral, onde a validade metodológica foi testada em quatro turmas das séries finais de duas escolas públicas, Lyceu Paraibano e Centro de Formação de Professores pólo Mangabeira e duas escolas privadas, Colégio e Curso Via Medicina e Evolução Colégio e Curso, apelando para que o envolvimento do aluno no processo de produção, leitura, montagem e atuação na peça, torne o conteúdo mais atraente e a aprendizagem mais significativa. A experiência de se trabalhar o tema da síntese proteica com estudantes do ensino médio permitiu identificar dificuldades de compreensão pelos estudantes no que diz respeito ao desenrolar sequencial do processo e do compartimento celular onde ocorrem as etapas. Diante disso, foi elaborado um texto de uma peça abordando a síntese proteica, buscando, sempre que possível, uma linguagem mais informal, mas sem comprometimento da informação científica. O esquete teatral ressalta o DNA como à molécula responsável pela informação genética, e as principais etapas que determinam o fluxo dessa informação, iniciando com a transcrição do DNA e finalizando com a tradução do mRNA, inserindo as interações moleculares envolvidas no processo de formação de um polipeptídio. Uma estratégia utilizada e de grande aceitação foi a instituição de pseudônimo para as moléculas e organelas que surtiu efeito positivo. Por exemplo, trocar DNA por Dnaldo, subunidade menor do Ribossomo por Ribosomagro, RNA transportador por Ronaldo motoboy, RNA Mensageiro por Ronaldo carteiro, RNA ribossomal por Ronaldo leitor entre outros, de uma maneira rimada nos moldes de um cordel. Tal estratégia criou um clima propicio a aceitação da proposta metodológica. O instrumento avaliativo de caráter quantitativo e qualitativo evidenciou resultados positivos, em relação a uma melhor compreensão do processo de síntese proteica. Foi observado que os alunos, em sua grande maioria, abandonaram a postura passiva e receptora e passaram a apresentar uma ação ativa e emissora interagindo no processo e melhorando na compreensão das etapas que envolvem o conteúdo da síntese protéica, apontando para a validade dessa proposta metodológica.
Abstract: The research presented here seeks to bring another methodological component that facilitates the teaching and learning of the discipline of genetics in high school. The component was the representation of the protein synthesis theme through a theatrical skit, where the methodological validity was tested in fourth classes of the final series of two public schools, Lyceu Paraibano and Centro de formação de professores pólo Mangabeira and two private schools, Colégio e Curso Via Medicina and Evolução Colégio e Curso, calling for student involvement in the process of production, reading, editing and acting in the play, make content more attractive and learning more meaningful. The experience of working on the topic of protein synthesis with high school students allowed us to identify students' comprehension difficulties regarding the sequential evolution of the process and the cellular compartment where the stages occur. Before that, a one-part text was written, addressing the protein synthesis, seeking, whenever possible, a more informal language, however without compromising scientific information. The theatrical sketch emphasizes the DNA as the molecule responsible for genetic information, and the main steps that determine the flow of this information, beginning with DNA transcription and ending with the translation of the mRNA, inserting the molecular interactions involved in the process of forming a polypeptide. One strategy used and accepted was the pseudonym for molecules and organelles that had a positive effect, for example, to exchange DNA for Dnaldo, smaller subunit of the Ribosome by Ribosomagro, RNA transporter by Ronaldo motoboy, RNA Messenger by Ronaldo postman, Ribosomal RNA by Ronaldo reader, among others, in a way rhymed in the shape of a string, created a favorable climate for acceptance of the methodological proposal. The quantitative and qualitative evaluation instrument showed positive results, in relation to a better understanding of the protein synthesis process. It was observed that the majority of the students abandoned the passive and receptive posture and began to present an active and emitting action interacting in the process and improving the comprehension of the steps that involve the content of protein synthesis, pointing to the validity of this methodological proposal.
Palavras-chave: Síntese proteica
Representação teatral
Proposta metodológica
Protein synthesis
Theatrical performance
Methodological proposal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19139
Data do documento: 29-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SergioMelquiorBarbosaDaSilva_Dissert.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons