Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Deyse Pinheiro de-
dc.date.accessioned2021-01-06T12:16:08Z-
dc.date.available2021-01-05-
dc.date.available2021-01-06T12:16:08Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19145-
dc.description.abstractWe live in a context in which the way in which the educator propagates teaching has undergone several transformations to meet the needs found in the year 2020 due to the pandemic established by COVID-19, so that social isolation interfered in the way students learn and as educators teach, with this in mind, this paper aims to analyze how storytelling is used in early childhood education to build readers in remote education, in a teaching institution in the city of Catolé do Rocha. In order for this objective to be achieved, we carried out our research in a daycare center in the municipal network of that city, with two teachers from the Maternal II class as research subjects. In view of the current context the research took place in a virtual way, so the data were collected in the WhatsApp group of the class in which the teachers send their activities and the story telling videos, later a questionnaire was applied in which we analyzed the teaching remote, the need and importance of storytelling, as well as its use in early childhood education and in this new methodological context of teaching. Our study was based on the theories of ABRAMOVICH (1995); BARBOSA (2009); KISHIMOTO (2003); ANTUNES (2007), BNCC (2017) among other authors who helped us throughout the study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-01-06T12:16:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPS05012021.pdf: 996547 bytes, checksum: d3d29e9bfc48971d9f186794ac7c62fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-06T12:16:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPS05012021.pdf: 996547 bytes, checksum: d3d29e9bfc48971d9f186794ac7c62fd (MD5) Previous issue date: 2020-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleA contação de história na educação infantil: limites e possibilidades na construção de leitores/as no ensino remotopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.description.resumoNo contexto atual, o trabalho pedagógico passou por diversas transformações para atender às necessidades encontradas no ano de 2020, devido à pandemia instaurada pelo COVID-19, de maneira que o isolamento social interferiu na forma como os educandos aprendem e como os educadores ensinam. Tendo isto em vista, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a contação de história é utilizada na educação infantil para construção de leitores/as no ensino remoto, em uma instituição de ensino da cidade de Catolé do Rocha - PB. Para que este objetivo fosse alcançado, a pesquisa foi realizada em uma creche da rede municipal da referida cidade, tendo como sujeitos da pesquisa duas docentes da turma do Maternal II. Tendo em vista o atual contexto, a pesquisa ocorreu de forma virtual, sendo os dados coletados no grupo de WhatsApp da turma, no qual as professoras encaminham suas atividades e os vídeos de contação de história. Também foi aplicado um questionário no qual se analisou o ensino remoto, a necessidade e a importância da contação de história, bem como sua utilização na educação infantil no contexto de ensino remoto. O estudo teve como base as teorias de Abramovich (1995), Barbosa (2009), Kishimoto (2003), Antunes (2007), a BNCC (2017), dentre outros autores que auxiliaram no decorrer do mesmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPS05012021.pdf973,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons