Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19148Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Nadia Soares da | - |
| dc.date.accessioned | 2021-01-06T13:37:52Z | - |
| dc.date.available | 2021-01-05 | - |
| dc.date.available | 2021-01-06T13:37:52Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19148 | - |
| dc.description.abstract | Bearing in mind that the school environment should be a space that aims at the subject's learning and development, we seek to research in this work about play as a child's right in Early Childhood Education. The interest in this study was based on personal experiences, where it was realized that playing is of great importance for children. In this context, the present study has the general objective of understanding how games are used in Early Childhood Education. Therefore, it is necessary to observe which playful activities are most frequent in the classroom, identify how children act during the execution of these activities and verify that they are well planned and well executed in class. To this end, we rely on the following authors: Borba (2007), Chateau (1987), Kramer (2003), Minayo (2001), Ribeiro (2013) and the legal documents guiding Early Childhood Education: the Common National Curricular Base (2017) , the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (2010), and the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (1998). As a methodology, we conducted a field research of Qualitative Approach, and as a data collection technique, a questionnaire was analyzed, containing open and closed questions, with the participation of eight teachers, who work in Early Childhood Education. In view of this, the analyzes pointed out that there were advances in understanding the importance of playing in the school context, which imposed the observation that games are performed within the school context frequently, and in a planned way, where teachers are required by mediation and support for children during play activities. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-01-06T13:37:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NSC05012021.pdf: 399208 bytes, checksum: 05f90c761efd9782929e36930e2a9562 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-01-06T13:37:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NSC05012021.pdf: 399208 bytes, checksum: 05f90c761efd9782929e36930e2a9562 (MD5) Previous issue date: 2020-12-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.title | O brincar na educação infantil: contribuições e desafios | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Escarião, Andréia Dutra | - |
| dc.description.resumo | Tendo em vista que o ambiente escolar deve ser um espaço que vise à aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito, buscamos pesquisar neste trabalho sobre a brincadeira como um direito da criança na Educação Infantil. O interesse neste estudo se deu a partir de experiências pessoais, onde foi percebido que o brincar tem uma grande importância para as crianças. Diante desse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral compreender como as brincadeiras são utilizadas na Educação Infantil. Para tanto, é necessário observar quais atividades lúdicas são mais frequentes na sala de aula, identificar como as crianças agem durante a execução dessas atividades e verificar se elas são bem planejadas e bem executadas nas aulas. Para tanto, nos apoiamos nos seguintes autores: Borba (2007), Chateau (1987), Kramer (2003), Minayo (2001), Ribeiro (2013) e os documentos legais norteadores da Educação Infantil: a Base Nacional Comum Curricular (2017), as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (2010), e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Como metodologia, realizamos uma pesquisa de Campo de Abordagem Qualitativa, e como técnica de coleta de dados, foi aplicado um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, que contou com a participação de oito professores, que atuam na Educação Infantil. Diante disso, as análises apontaram que houve avanços com relação à compreensão da importância do brincar no contexto escolar, o que impôs a constatação de que as brincadeiras são efetuadas dentro do contexto escolar com frequência, e de modo planejado, onde os professores são responsáveis pela mediação e suporte às crianças durante as atividades lúdicas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NSC05012021.pdf | 389,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
