Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFélix, Cinthia Rafaela Farias da Silveira-
dc.date.accessioned2021-01-06T14:10:29Z-
dc.date.available2021-01-05-
dc.date.available2021-01-06T14:10:29Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19149-
dc.description.abstractChildren's literature is often used at schools by teachers with the aim of transmitting moral teachings or virtues to children. But there are many more benefits related to reading this production, especially related to the development of imagination and the taste for reading. Recognizing this important contribution, this work has as general objective to understand the importance of the wonderful tale for the formation of children's imagination. This is a bibliographical research in literature books by classical author Hans Christian Andersen, where the short stories "The shepherdess and the brush of chimneys" and "The red shoes" were analyzed, both written in 1945. The analysis was made according to Propp (1984), to proceed to the recognition of the possible functions of the characters present in the plots of the short stories, and Vigotsky (2009 apud RIBEIRO, 2018), to understand how the development of the human imagination takes place. With this study it was possible to recognize the importance of fairy tales, specifically those authored by Andersen for the development of children, especially as a tool for the development of imagination. Considering, therefore, it is of fundamental importance to promote the contact of the child with children's literature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-01-06T14:10:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CRFSF05012021.pdf: 1264394 bytes, checksum: fc6d4039d141979dd5030a9306aee992 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-06T14:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CRFSF05012021.pdf: 1264394 bytes, checksum: fc6d4039d141979dd5030a9306aee992 (MD5) Previous issue date: 2020-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectContos de Andersenpt_BR
dc.subjectConto maravilhosopt_BR
dc.titleA importância dos contos maravilhosos de Andersen para a imaginação da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Maria Aparecida Valentim-
dc.description.resumoA literatura infantil muitas vezes é utilizada na escola, pelo professor com o objetivo de transmitir ensinamentos morais ou virtudes às crianças. Porém há muito mais benefícios relacionados à leitura dessa produção, especialmente ligados ao desenvolvimento da imaginação e ao gosto pela leitura. Reconhecendo essa importante contribuição, este trabalho tem como objetivo geral compreender a importância do conto maravilhoso para a formação da imaginação das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em livros de literatura do autor clássico Hans Christian Andersen, onde foram analisados os contos “A pastora e o escovão de chaminés” e “Os sapatos vermelhos”, ambos escritos em 1945. A análise foi feita de acordo com Propp (1984), para proceder o reconhecimento das possíveis funções das personagens presentes nos enredos dos contos, e Vigotsky (2009 apud RIBEIRO, 2018), para compreender como se dá o desenvolvimento da imaginação humana. Com este estudo foi possível reconhecer a importância dos contos de fadas, especificamente aqueles de autoria de Andersen para o desenvolvimento das crianças, especialmente como ferramenta para o desenvolvimento da imaginação. Considerando assim, que é de fundamental importância promover o contato da criança com a literatura infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRFSF05012021.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons