Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19157
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de software de jogo educativo a partir de oficinas investigativas: uma proposta articulada e interativa para a aprendizagem de conceitos de genética clássica
Autor(es): Ferreira, Walter Barbosa
Primeiro Orientador: Persunh, Darlene Camati
Resumo: A aprendizagem de genética na educação básica tem sido um dos grandes desafios no ensino de Biologia. Os avanços da ciência e do desenvolvimento tecnológico estão cada dia mais próximos de professores e estudantes, trazendo desafios conceituais para a realidade da sala de aula. Tal cenário tem suscitado intervenções pedagógicas que permitam o envolvimento, a motivação e a interatividade entre os estudantes e o professor, mas sobretudo, a apropriação significativa do conhecimento. Diante dessa realidade, esse trabalho teve como objetivo desenvolver um software de jogo educativo para auxiliar o ensino de conceitos básicos de genética de forma interativa, vinculado ao modelo didático-analógico como organizador prévio de facilitação da aprendizagem em uma escola Pública de Pernambuco. A princípio, foram aplicadas duas oficinas pedagógicas, utilizando roteiros investigativos com múltiplas assertivas e um modelo cromossômico construído com materiais recicláveis, ambos, para trabalhar conceitos básicos de genética. A partir da análise dos resultados das oficinas, criou-se um software, usando a plataforma Construct 2 para explorar os conceitos abordados de forma lúdica e dinâmica. A percepção dos estudantes a respeito do software foi avaliada por meio de um instrumento apropriado. A oficina 1 tratou de conceitos de genética básica e foi aplicada com 304 estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de 8 turmas diferentes e a análise do aproveitamento evidenciou uma média de 80% de coerência nas respostas em ambas as séries. A oficina 2 que abordou teoria cromossômica da hereditariedade foi aplicada com 155 estudantes das turmas de 2ª série e apresentou um rendimento de 77%. O jogo foi desenvolvido a partir da análise das dificuldades conceituais identificadas e envolveu a participação ativa dos alunos na escolha de personagens, interfaces, etapas e forma de apresentar os conceitos. O jogo foi aplicado em grupos de alunos e a avaliação permitiu identificar que sua aplicação proporciona uma experiência didática diferente, prazerosa e que facilita a compressão de conceitos básicos de genética, mas que necessita de ajustes principalmente no que se refere a interface e narrativa do jogo. A partir dos resultados obtidos identificamos que a utilização do recurso didático cromossomos reciclados como instrumentos em oficinas investigativas foi uma excelente estratégia pedagógica para aplicar os conceitos de genética mendeliana e de divisão celular. O processo de construção e aplicação de um software de jogo educativo, levou os estudantes a se apropriarem dos conceitos de forma mais dinâmica e divertida. Os resultados deste trabalho sugerem que o ensino de Genética aliado a práticas interativas, ocasiona melhor rendimento dos educandos e provoca maior interesse pelas aulas e a aprendizagem do conteúdo.
Abstract: The learning of genetics in secondary education has been one of the most challenges in teaching Biology. The progress in science and technological development are every day closer to teachers and students, bringing conceptual challenges to the classroom reality. This scenary has provided pedagogical intervention that allows participation, motivation and interactivity among students and teachers but also, mainly, the significant appropriation of knowledge. Taking this reality in consideration, the aim of this research was to develop a software of an educational game to collaborate in the teaching of basic concepts of genetics in an interactive way, connected to the didacticanalogical model as a previous organizer of learning facilitation in a public school in the state of Pernambuco. First, they were applied two pedagogical workshops, one with multiple choice investigative scripts and a chromosome model built with recycled material, both aiming to work with genetics basic concepts. After analyzing the results of the workshops it has been created a software using the Construct 2 plataform in order to explore the concepts covered in a playful and dynamic way. The students perception of the software was evaluated by an appropriate instrument. The workshop 1 dealt with basic genetics concepts and it was applied with 304 secondary education students of 2nd and 3rd years 8 different groups and the achievement analysis showed an average of 80% correct answers in both groups. The workshop 2 that broached the chromosomal theory of heredity was applied with 155 students of the 2nd year groups and showed an achievement of 77%. The game was developed from the analysis of the identified conceptual difficulties and it involved the students active participation in the choice of characters, interface, steps and ways of showing the concepts. The game was applied in students groups and the evaluation allowed to identify that its application provides a different and pleasurable didactic experience, besides facilitating the understanding of genetics basic concepts, however it needs adjustments mainly in relation to the game interface and narrative. From the obtained results we identified that the use of the recycled chromosomes as didactic resource instruments in investigative workshops was an excellent pedagogical strategy to apply the concepts of Mendelian genetics and cell division. The process of building and applying a software of an educational game led students to understand the concepts in a dynamic and fun way. The results of this research suggests that the teaching of genetics allied with interactive practices promotes a better learning income and causes more interest in classes and content learning.
Palavras-chave: Software educativo
Modelo didático
Ensino de genética
Aprendizagem investigativa
Educational software
Didactical model
Genetics teaching
Investigative learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19157
Data do documento: 22-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WalterBarbosaFerreira_Dissert.pdf5,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons