Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuedes, Thiago Rafael Soares de Souza-
dc.date.accessioned2021-01-10T20:01:52Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2021-01-10T20:01:52Z-
dc.date.issued2019-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19183-
dc.description.abstractThis study, as part of its central objective, sought to investigate the perspectives of Supervised Internship in teaching, more specifically regarding the process of building the professional identity of being a teacher of Religious Education. As part of the specific objective we considered the link between theory / practice and implications about the Supervised Internship in the Degree in Religious Sciences in the context of UFPB. In this sense, the historical rescue about the Supervised Internship in Brazil was prioritized, as well as the technical, legal and pedagogical aspects of it, thus being a chain of requirements, prerogatives and precepts for the interns, as well as for the entities. of higher education and school establishments, where the internship takes place and its contributions to the future of the profession and to be a teacher of Religious Education. As a methodology, the investigative course was developed from the possibilities of the theoretical revision, of bibliographic-documental nature, under a qualitative exploratory approach. As theoretical frameworks were used Sérgio Junqueira, João Décio Passos, Francisco Imbernón, among others. In conclusion, it was found that there is a greater participation of the faculty of the undergraduate degree in Religious Sciences of UFPB, in order to minimize or even curb the dissonance between the universe of theory and practice, as well as articulate the curriculum to the Pedagogical Political Project of the course, the Common National Curriculum Base and the National Guidelines for the Science of Religion course.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by GILVANEDJA SILVA (gilvanedja@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-06T03:06:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoRafaelSoaresDeSouzaGuedes_Dissert.pdf: 721879 bytes, checksum: 3ea7a4ee051c57391141acdf8c6c8c82 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-10T20:01:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoRafaelSoaresDeSouzaGuedes_Dissert.pdf: 721879 bytes, checksum: 3ea7a4ee051c57391141acdf8c6c8c82 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-10T20:01:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoRafaelSoaresDeSouzaGuedes_Dissert.pdf: 721879 bytes, checksum: 3ea7a4ee051c57391141acdf8c6c8c82 (MD5) Previous issue date: 2019-07-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectReligious Sciencespt_BR
dc.subjectReligious educationpt_BR
dc.titleO estágio supervisionado na formação do professor: das ciências das religiões ao ensino religiosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marinílson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8242524674057493pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, como parte do seu objetivo central, buscou investigar as perspectivas do Estágio Supervisionado em docência, mais especificamente quanto ao processo de construção da identidade profissional do ser professor de Ensino Religioso. Como parte do objetivo específico levou-se em consideração a ligação entre teoria/prática e implicações acerca do Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões no contexto da UFPB. Neste sentido, priorizou-se o resgate histórico acerca do Estágio Supervisionado no Brasil, bem como os aspectos técnicos, legais e pedagógicos do mesmo, tratando-se assim de um encadeamento de exigências, prerrogativas e preceitos para os estagiários, como também para as entidades de ensino superior e os estabelecimentos escolares, onde se passa o estágio e suas contribuições para o futuro da profissão e do ser professor do Ensino Religioso. Como metodologia, desenvolveu-se o percurso investigativo a partir das possibilidades da revisão teórica, de índole bibliográfica-documental, sob abordagem exploratória qualitativa. Como marcos teóricos foram utilizados Sérgio Junqueira, João Décio Passos, Francisco Imbernón, dentre outros. Como conclusão, verificou-se que é preciso uma maior participação do corpo de docentes da graduação-licenciatura em Ciências das Religiões da UFPB, no sentido de buscar minimizar ou até coibir as dissonâncias entre o universo da teoria e da prática, bem como articular o currículo ao Projeto Político Pedagógico do curso, à Base Nacional Curricular comum e às Diretrizes Nacionais para o curso de Ciências da Religiãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoRafaelSoaresDeSouzaGuedes_Dissert.pdf704,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons