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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucas Romário da-
dc.date.accessioned2017-09-04T11:53:03Z-
dc.date.available2016-10-26-
dc.date.available2017-09-04T11:53:03Z-
dc.date.issued2016-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1918-
dc.description.abstractNão existe abstract no TCCpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-04T11:53:03Z No. of bitstreams: 1 LRS26102016: 726021 bytes, checksum: 9a8eeac55fd2d1fa97cb98900ead3a46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-04T11:53:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LRS26102016: 726021 bytes, checksum: 9a8eeac55fd2d1fa97cb98900ead3a46 (MD5) Previous issue date: 2016-10-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleCrianças surdas na educação infantil: problematizando uma experiência dita inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mélo, Ana Dorziat Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3204338503691476pt_BR
dc.description.resumoEmbora os processos educacionais estejam inseridos em uma política excludente, as vertentes educacionais mais progressistas se voltaram para a eliminação de qualquer forma de discriminação e exclusão das pessoas consideradas diferentes, fomentando políticas de educação inclusiva no mundo todo, inclusive no Brasil. As pessoas Surdas, historicamente excluídas por sua diferença política e cultural, foram abrangidas por estas políticas. Diante dessa realidade, na qual foi realizada a inserção paulatina das pessoas Surdas nas salas de aula regulares de ensino, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa como atividade do projeto intitulado “Educação Infantil Bilíngue para Surdos: um caminho a ser trilhado na cidade de João Pessoa-PB”, do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo de analisar as atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças Surdas numa instituição de Educação Infantil de João Pessoa-PB. Desse modo, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura Plena em Pedagogia é fruto do referido projeto. Os dados apresentaram indícios de que a Educação Infantil para crianças Surdas se encontra estagnada nesta instituição, devido à ausência de conhecimentos em língua de sinais e sobre a Educação de Pessoas Surdas. Nenhuma profissional da instituição sabia minimamente Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que impedia uma interação entre elas e as crianças Surdas, a não ser por gestos e mímicas. Esta limitação impedia que as crianças Surdas adquirissem os conhecimentos escolares e culturais necessários para o exercício da plena cidadania. Ademais, a falta de conhecimentos acerca das pessoas Surdas, sua cultura e seus processos educacionais, denuncia um contexto de Educação Infantil que se distancia muito do que entendemos por inclusão escolar, ou seja, inclusão da pessoa humana em sua plenitude, respeitando as suas identidades e diferenças e, proporcionando a elas, processos escolares, de fato, significativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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