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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1918
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Lucas Romário da | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-04T11:53:03Z | - |
dc.date.available | 2016-10-26 | - |
dc.date.available | 2017-09-04T11:53:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1918 | - |
dc.description.abstract | Não existe abstract no TCC | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-04T11:53:03Z No. of bitstreams: 1 LRS26102016: 726021 bytes, checksum: 9a8eeac55fd2d1fa97cb98900ead3a46 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças surdas | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Crianças surdas na educação infantil: problematizando uma experiência dita inclusiva | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mélo, Ana Dorziat Barbosa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3204338503691476 | pt_BR |
dc.description.resumo | Embora os processos educacionais estejam inseridos em uma política excludente, as vertentes educacionais mais progressistas se voltaram para a eliminação de qualquer forma de discriminação e exclusão das pessoas consideradas diferentes, fomentando políticas de educação inclusiva no mundo todo, inclusive no Brasil. As pessoas Surdas, historicamente excluídas por sua diferença política e cultural, foram abrangidas por estas políticas. Diante dessa realidade, na qual foi realizada a inserção paulatina das pessoas Surdas nas salas de aula regulares de ensino, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa como atividade do projeto intitulado “Educação Infantil Bilíngue para Surdos: um caminho a ser trilhado na cidade de João Pessoa-PB”, do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo de analisar as atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças Surdas numa instituição de Educação Infantil de João Pessoa-PB. Desse modo, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura Plena em Pedagogia é fruto do referido projeto. Os dados apresentaram indícios de que a Educação Infantil para crianças Surdas se encontra estagnada nesta instituição, devido à ausência de conhecimentos em língua de sinais e sobre a Educação de Pessoas Surdas. Nenhuma profissional da instituição sabia minimamente Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que impedia uma interação entre elas e as crianças Surdas, a não ser por gestos e mímicas. Esta limitação impedia que as crianças Surdas adquirissem os conhecimentos escolares e culturais necessários para o exercício da plena cidadania. Ademais, a falta de conhecimentos acerca das pessoas Surdas, sua cultura e seus processos educacionais, denuncia um contexto de Educação Infantil que se distancia muito do que entendemos por inclusão escolar, ou seja, inclusão da pessoa humana em sua plenitude, respeitando as suas identidades e diferenças e, proporcionando a elas, processos escolares, de fato, significativos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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