Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalustiano, Aricellys Lopes da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-04T12:09:18Z-
dc.date.available2016-08-04-
dc.date.available2017-09-04T12:09:18Z-
dc.date.issued2016-07-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1919-
dc.description.abstractThinking in Teaching Early Childhood Education Art involves theoretical concepts and curriculum policies that permeate national education policies in this sense, this research aimed to investigate the artistic experiences in early childhood education and its implications for the development of children. Moreover, it aimed to monitor the educational activities related to art education in kindergarten and develop interventions in the daily school expanding creativity and sensitivity of children from the Art of teaching peculiarities. It is characterized by a descriptive field research with qualitative approach whose analysis started from a deductive hypothetical design comprising the particular phenomenon to the general dialogue with the theoretical conceptions of scholars in the field as ÀRIES (1986), Carvalho (2008), Buoro (2009), among others. The text is linked to the world of art, education, visiting the curricula and public policies of early childhood education, in addition to educational practices in the school context. The results show that art is knowledge that involves thinking, aesthetic sense and intellectual formation of the individual, therefore, in school education Art plays an important role in the development of the mind and the integral formation of children, because it stimulates creativity, emotion, self-knowledge, harmonization with the environment, among other feelings of social and cultural integration. Thus, Art education is justified as one of the primary subjects for human formation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-04T12:09:18Z No. of bitstreams: 1 ALSS04082016: 4719055 bytes, checksum: bbd71981a304075bc6ec9302c320de45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-04T12:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALSS04082016: 4719055 bytes, checksum: bbd71981a304075bc6ec9302c320de45 (MD5) Previous issue date: 2016-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - artept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectPolíticas curricularespt_BR
dc.titleO ensino de artes no contexto da educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento integral das criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque-
dc.description.resumoPensar o ensino de Arte na Educação Infantil envolve concepções teóricas e políticas curriculares que permeiam as políticas educacionais nacionais, neste sentido, esta pesquisa objetivou investigar as experiências artísticas na Educação Infantil e suas implicações para o desenvolvimento integral da criança. Além disso, teve o intuito de acompanhar as atividades pedagógicas relacionadas ao ensino de Arte na Educação Infantil e desenvolver intervenções no cotidiano escolar ampliando a criatividade e a sensibilidade das crianças a partir das particularidades do ensino de Arte. Caracteriza-se por uma pesquisa de campo descritiva de abordagem qualitativa cujas análises partiram de uma concepção hipotética dedutiva que compreende o fenômeno do particular para o geral em diálogo com as concepções teóricas de estudiosos da área como Àries (1986), Carvalho (2008), Buoro (2009), dentre outros. O texto articula-se com o universo da arte, da educação, visitando os currículos e as políticas públicas da Educação Infantil, além das práticas educativas no contexto escolar. Os resultados apontam que a Arte é conhecimento que envolve o pensamento, o sentimento estético e a formação intelectual do indivíduo, consequentemente, na educação escolar a Arte desempenha importante papel para o desenvolvimento da mente e a formação integral da criança, pois estimula a criatividade, a emoção, o autoconhecimento, a harmonização com o ambiente, entre outras sensações de integração social e cultural. Desta forma, o ensino de Arte justifica- se como uma das disciplinas primordiais para a formação humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALSS040820164,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.