Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19205
Tipo: | Dissertação |
Título: | Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior |
Autor(es): | Silva, Luciano Fernandes Acioli Cabral e |
Primeiro Orientador: | Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga |
Resumo: | Alocar turmas às salas de aula é um problema vivenciado a cada semestre em instituições de ensino. Esse problema é conhecido como Classroom Assignment Problem, ou Problema de Alocação de Salas (PAS), e consiste na alocação eficiente das turmas, com dias e horários preestabelecidos, às salas de aulas, levando em consideração as necessidades dos docentes, dos discentes, das disciplinas e respeitando a capacidade das salas. Geralmente, este problema é resolvido pelas instituições de forma manual, no entanto, por se tratar de um problema combinatório, manualmente, esse processo pode levar vários dias e ainda assim não obter resultados satisfatórios. Devido à sua importância, dificuldade de resolução e características próprias que dificultam uma solução generalizada, este problema vem sendo amplamente estudado. Nesta pesquisa, o Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba foi tomado como caso de estudo para o PAS. Foi desenvolvido um modelo de programação linear inteira e um sistema informatizado que faz uso desse modelo para resolver este problema e que poderá ser utilizado na prática pelos responsáveis pela alocação de salas no Centro de Informática da UFPB. |
Abstract: | Allocating classes to classrooms is a problem experienced every semester in all educational institutions. This problem is known as the Classroom Assignment Problem and consists of the efficient allocation of classes, with pre-established days and times, to classrooms, taking into account the needs of teachers, students, classes and respecting the capacity of the classrooms. Generally, this problem is solved by the institutions manually, however, because it is a combinatorial problem, manually, this process can take several days and still not get satisfactory results. Due to its importance, difficulty of solving and its own characteristics that make difficult a generalized solution, this problem has been widely studied. In this research, the Informatics Center of the Federal University of Para´ıba was taken as a case study for the Classroom Assignment Problem. An integer linear programming model was developed and a computerized system that makes use of this model to solve this problem and can be used in practice by those responsible for room allocation at the UFPB Informatics Center. |
Palavras-chave: | Problema de alocação de salas Otimização combinatória Pesquisa operacional Classroom assignment problem Combinatorial optimization Operational research |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia de Produção |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19205 |
Data do documento: | 19-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucianoFernandesAcioliCabralESilva_Dissert.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons