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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19207
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSênior, Maria de Fátima de Lima-
dc.date.accessioned2021-01-11T18:11:33Z-
dc.date.available2021-01-11-
dc.date.available2021-01-11T18:11:33Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19207-
dc.description.abstractAfter the pandemic that started around the world, caused by COVID-19, remote education was adopted to make it possible to continue the teaching and learning processes and guarantee the students' study routine. This paper aims to discuss the importance of strengthening affectivity in new learning environments. We intend to investigate how the relations between teachers and students take place in the new educational context in which schools are insert. In this sense, as a theoretical contribution to deepen this discussion, a reference was sought based on the theories of Piaget (1954), Vygotsky (1999) and Wallon (1995). It is assumed that the need for the insertion of affectivity as a mechanism of interaction, and the teacher needs to develop chances of transmitting affection, so that students feel welcomed and give meaning to new forms of knowledge transmission. The research was based on the description of a field diary carried out remotely in a 7th grade class, from a municipal school in Cacimba de Dentro-PB. From theoretical and empirical data, it was observed to obtain the insertion of affection regarding the reach to students, so that there is greater interaction between teachers and students in the midst of new scenarios, for carrying out activities, cutting doubts and questions, based on the affective relationships that are responsible for transmitting trust and security to the interaction processes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-01-11T18:11:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFLS11012021.pdf: 549314 bytes, checksum: d18ddd154d2f2d84d377e47366524858 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAfetividade - aprendizagempt_BR
dc.subjectInteração - professor e alunopt_BR
dc.titleAfetividade: interação entre professores e estudantes nos novos ambientes de aprendizagem em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Norma Maria de-
dc.description.resumoApós a pandemia que se instaurou no mundo inteiro, ocasionada pela COVID-19, o ensino remoto foi adotado para que se tornasse possível a continuação dos processos de ensino e aprendizagem e a garantia da rotina de estudos dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância do fortalecimento da afetividade nos novos ambientes de aprendizagem. Pretendemos investigar como acontecem as relações entre os professores e os estudantes no novo contexto educacional a qual as escolas foram inseridas. Nesse sentido, como aporte teórico para aprofundar essa discussão, buscou-se um referencial embasado nas teorias de Piaget (1954), Vygotsky (1999) e Wallon (1995). Assume-se como pressuposto a necessidade da inserção da afetividade como mecanismo de interação, sendo preciso que o professor desenvolva situações capazes de transmitir afeto, para que os estudantes se sintam acolhidos e deem significado às novas formas de transmissão de conhecimento. A pesquisa apoiou-se na descrição de um diário de campo realizado de forma remota em uma turma de 7º ano, de uma escola municipal de Cacimba de Dentro-PB. A partir de dados teóricos e empíricos, observou-se a relevância da inserção da afetividade no que tange o alcance aos estudantes, para que haja maior interação entre professores e estudantes em meio aos novos cenários, para a realização das atividades, atalhamento de dúvidas e questionamentos, com base nas relações afetivas que são responsáveis por transmitir confiança e segurança aos processos de interação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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