Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ianne Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2021-01-11T22:31:24Z-
dc.date.available2021-01-11-
dc.date.available2021-01-11T22:31:24Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19214-
dc.description.abstractOne of the most important mathematical constants, Euler’s number, denoted by the letter e, is a transcendental and irrational number. It is a very versatile number and has wide applicability in mathematical models, especially those related to the representation of natural and evolutionary phenomena, such as the study of characteristics of population growth or decrease and of diseases. Considering this, the present work is based on a bibliographic study, with the objective of presenting the historical facts that involve the emergence of the Euler’s number, demonstrating it’s construction from sequences and series of real numbers, as well as presenting examples of applications in models mathematicians related to the study of epidemic processes. The results show the importance of this mathematical constant in the modeling of epidemic processes. In the current context of the COVID-19 pandemic, it’s use has helped in understanding the initial behavior of the disease, in formulating predictions about it’s evolution and dissemination. Therefore, it is emphasized that knowledge about the e number at different levels of education can contribute significantly to the teaching and learning of Mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-01-11T22:31:24Z No. of bitstreams: 1 IRSA11012021.pdf: 1217079 bytes, checksum: ada5cfee88a9611b99d3092a4ab595b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-11T22:31:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IRSA11012021.pdf: 1217079 bytes, checksum: ada5cfee88a9611b99d3092a4ab595b2 (MD5) Previous issue date: 2020-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectHistória da matemática - Número de Eulerpt_BR
dc.subjectConstruções do número de Eulerpt_BR
dc.subjectNúmero de Euler e suas aplicaçõespt_BR
dc.subjectTeoria dos números.pt_BR
dc.titleO número de Euler: uma breve abordagem histórica, construções e aplicaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque , Nacib Gurgel-
dc.description.resumoConsiderada uma das constantes mais importantes da Matemática, o número de Euler, denotado por número e, é um número irracional e transcendente. É um número bastante versátil e possui vasta aplicabilidade em modelos matemáticos, principalmente, nos relacionados a representação de fenômenos naturais e evolutivos, como o estudo de características de crescimento ou decrescimento de uma população e de doenças. Sua aplicabilidade não se limita apenas a Matemática mas, também, a diversas outras áreas do conhecimento como a Economia, Engenharia, Biologia entre outras. Deste modo, o presente trabalho parte de um estudo bibliográfico, com o objetivo de apresentar os fatos históricos que envolvem o surgimento do número de Euler, demonstrar sua construção a partir de sequências e séries de números reais, bem como apresentar exemplos de aplicações em modelos matemáticos relacionados ao estudo de processos epidêmicos. Os resultados mostram a importância desta constante matemática na modelagem de processos epidêmicos. No contexto atual da pandemia da Covid-19, sua utilização ajudou na compreensão do comportamento inicial da doença, na formulação de previsões sobre sua evolução e disseminação. Portanto, destaca-se que o conhecimento sobre o número e nos diversos níveis de educação poderá contribuir significativamente com o ensino e aprendizagem da Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRSA11012021.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.