Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1921
Tipo: | TCC |
Título: | A construção da identidade feminista de homens: um caso pioneiro no Brasil |
Autor(es): | Freitas, Mayanne Júlia Tomaz |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia tem como objetivo explorar a identidade feminista e conhecer a trajetória de homens feministas, a partir de pesquisa bibliográfica e empírica. Nessa direção, relata a trajetória do movimento e da teorização feminista até a chegada dos estudos dos homens; conceitua os termos gênero, identidade e identidade feminista; e explora a possibilidade de uma identidade feminista de sujeitos homens, que grosso modo têm posição dominante nas relações de gênero. O levantamento bibliográfico foi feito na internet com as palavras-chave “identidade feminista” e “homens feministas” num primeiro momento, evidenciando a escassez de trabalhos sobre o tema; num segundo momento foi feito nas dez últimas Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), e em duas revistas: a Revista Brasileira de Educação (RBE) e a Revista Estudos Feministas (REF) nos anos de 2013, 2014, 2015 e números disponíveis em 2016, confirmando a referida escassez. Para ilustrar a inclusão dos homens no movimento feminista, apresenta-se a trajetória, colhida em 2015, através de entrevista biográfica, de um acadêmico feminista fundador de uma ONG e de um núcleo universitário pioneiros no estudo dos homens e das masculinidades: o INSTITUTO PAPAI e o Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidades – GEMA, integrante da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres e Relações de Gênero (Redor). O docente entrevistado visualiza o movimento feminista como um projeto coletivo, ou seja, feminismo é uma luta de todos e todas. Confirma-se então a importância dos homens nesse movimento que visa o empoderamento das mulheres e a mudança das identidades de mulheres e homens, na luta pela equidade de gênero. A conclusão aponta a importância da inclusão dos homens no movimento feminista e desta temática na formação de educadoras e educadores. |
Abstract: | This Final Graduation Project for the Education Program has as its aim to explore feminist identity and get to know the trajectory of feminist men, based on bibliographical and empirical research. As such, it reports the trajectory of the feminist movement and its theory all the way until men‟s studies; conceptualizes the terms gender, identity, and feminist identity; and explores the possibility of a feminist identity in male subjects who, as a whole, have a dominant position in gender relations. The bibliographical gathering was done on the internet using “feminist identity” and “feminist men” as key-words at first, revealing the scarcity of work on the topic; after that, it was carried out in the last ten meetings of the Brazilian Educational Research Association (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED), and in two journals: Revista Brasileira de Educação (RBE) and Revista de Estudos Feministas (REF) in the years of 2013, 2014, 2015 and issues available for 2016, which also confirmed its scarcity. To illustrate the inclusion of men in the feminist movement, it shows the trajectory of a male feminist scholar, founder of an NGO, and of a university gender studies center, both pioneers in the study of men and masculinities: INSTITUTO PAPAI and Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculidades – GEMA, member of the North and Northeast Feminist Network of Gender Studies Centers (Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres e Relações de Gênero - Redor). The interviewed scholar views the feminist movement as a collective project or, in other words, feminism is everyone‟s struggle, male or female. The importance of men in such movement, which targets empowering women and a change in men‟s and women‟s identities, is confirmed, in the overall struggle for gender equity. The conclusion points out the importance of inclusion of men in the feminist movement and of the theme in the training of educators. |
Palavras-chave: | Identidade feminista Homens feministas Movimento feminista |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1921 |
Data do documento: | 21-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MJTF23082016 | 957,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.