Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19226
Tipo: TCC
Título: RASGOS DE VÉUS, ESPARTILHOS E GRINALDAS: LOUCURAS DRAMÁTICAS E ATOS DELIRANTES EM “VESTIDO DE NOIVA”, DE NELSON RODRIGUES
Autor(es): Ramalho, Mariana Pinheiro
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Resumo: A loucura, com todas as suas nuances mitológicas, definições dogmáticas e classificações patológicas, prossegue intrínseca ao ser humano, uma vez que a condição “fora de si” acaba por demonstrar uma estabilidade do sujeito: aquele que não afasta-se do seu eixo em situações de descontrole emocional, por vezes, carrega um semblante desconfiável para a realidade social. Diante do que seria o louco e o que levaria alguém ao seu estado de loucura, o presente trabalho busca compreender de que forma essas saídas do eixo reverberam em Vestido de noiva (1943), mais precisamente nas reações de Alaíde e no meio em que ela está inserida, observando como as consequências de atitudes alheias à ela podem reverberar no que seria a sua sanidade, e até onde ela própria se coloca nessa condição. Para auxílio da análise, as considerações históricas de Pessotti (1994) e Foucault (2017), as estruturas clínicas fornecidas pela psicanálise a partir de Freud (1893) e dos seus comentadores, bem como as reflexões de Aristóteles (2005) e Luna (2005) acerca do texto e dos atos dramáticos foram o aporte teórico da pesquisa em questão, que optou como técnica de análise o estudo bibliográfico. Os principais debates desencadeados visam não encontrar uma resposta ou enxergar uma estrutura psicótica congruente nos escritos de Nelson Rodrigues, mas passar a compreender de que forma essas estruturas funcionam diante das diferentes situações e dos mais distintos estímulos explicitados na peça. Portanto, não se busca um diagnóstico, mas sim, entender o caminho traçado entre o drama rodrigueano e as faces da loucura como uma inconclusão, independente de qual seja ela, que sempre será reflexo das múltiplas subjetividades que cada indivíduo representa.
Abstract: Madness, with all its mythological nuances, dogmatic definitions and pathological classifications, continues to be intrinsic to the human being, since the condition of being “outside of oneself” ends up as a demonstrating of the stability of the subject: one who does not move away from its axis in situations of emotional lack of control sometimes carry an unreliable countenance for social reality. Given what would be of craziness and what would lead someone to a state of madness, this text seeks to understand how these exits from the axis reverberate in Vestido de Noiva {Bride’s dress} (1943), more precisely in Alaíde's reactions and in the space in which she is in, observing how the consequences of attitudes unrelated to her can reverberate in what would be her sanity, and how far it puts her in this condition. To aid the analysis, the historical considerations of Pessotti (1994) and Foucault (2017), as well as the clinical structures provided by psychoanalysis from Freud (1893) and some of his commentators, alongside the reflections of Aristotle (2005) and Luna (2005) about the dramatic acts and literature, were the theoretical contribution of this research, which chose the bibliographic study as the analysis technique. The main debates triggered aim not to find an answer or to see a psychotic structure congruent in the writings of Nelson Rodrigues, but to understand how these structures work in the face of different situations and the most distinct stimuli explained in the play. Therefore, we are not looking for a concrete result, but to understand the path traced to reach the conclusion, regardless of what it may be, which will always be different for each individual who allows themselves to read Vestido de Noiva as a masterpiece.
Palavras-chave: Dramaturgia
Loucura
Nelson Rodrigues
Psicanálise
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19226
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras Clássicas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons