Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19230| Tipo: | TCC |
| Título: | Ensino de potenciação: uma pesquisa sobre a prática docente durante o ensino remoto |
| Autor(es): | Nascimento, Ismael Santos do |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Vinícius Varella |
| Resumo: | Diante de todas as dificuldades consequentes da pandemia da COVID-19, nos questionamos sobre como estariam funcionando as aulas de Matemática do Ensino Fundamental por meio do ensino remoto? Será que houve um planejamento pedagógico adequado para dar continuidade as aulas por meio do ensino remoto? Como ensinar potenciação por meio remoto? Com base nestes questionamentos, realizamos uma pesquisa com o objetivo geral de analisar a prática docente no ensino de potenciação em turma do 7º ano do ensino fundamental em aulas remotas. Para que nossa pesquisa estivesse fundamentada teoricamente, realizamos um estudo direcionado a história do conteúdo de potenciação nos apoiando sob Malba Tahan (1965) e Alice Menezes (2014). Em relação à BNCC (BRASIL, 2018), buscamos informações sobre o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e sobre o ensino do conteúdo de potenciação. Na sequência, estudamos sobre o sistema de ensino remoto segundo Hodges et al. (2020) e Eucidio Arruda (2020). Para isto, fizemos a coleta dos dados através da observação de uma aula em uma turma de 7º ano de uma escola da rede de ensino privada do município de João Pessoa no estado da Paraíba, que foi escolhida pelo motivo de ser adepta da metodologia do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Desta forma, estivemos presentes na aula buscando I) identificar as principais dificuldades dos alunos no conteúdo de potenciação; II) analisar a metodologia aplicada pelo professor durante a aula remota de potenciação; III) verificar o uso das tecnologias digitais no ensino remoto e IV) analisar a concepção do professor sobre ensino de Potenciação através do ensino remoto. Para tanto, nosso trabalho consiste em uma pesquisa aplicada de caráter exploratório, que utiliza o método observacional como procedimento de investigação, aplicado com uma abordagem de caráter qualitativo. Utilizamos como instrumento de ampliação para a coleta de dados um questionário elaborado por nós com treze perguntas relacionadas aos objetivos de nossa pesquisa e direcionadas ao professor responsável pela turma cuja aula foi observada. Após a análise dos dados, pudemos identificar importantes elementos que se fazem presentes no cotidiano do professor que tem o desafio de dar continuidade ao processo de ensino de forma remota e concluímos que, especificamente se tratando do ensino de Potenciação de forma remota para os alunos desta turma do 7º ano do Ensino Fundamental, este não se caracterizou como uma boa opção, embora existam elementos que possam ser melhorados em caso de persistência da pandemia da COVID-19. |
| Abstract: | Não consta. |
| Palavras-chave: | Ensino de matemática Ensino remoto Potenciação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19230 |
| Data do documento: | 9-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ISN18012021.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
