Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19238Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Guimarães, Sara Rocha | - |
| dc.date.accessioned | 2021-01-25T18:33:03Z | - |
| dc.date.available | 2021-01-25 | - |
| dc.date.available | 2021-01-25T18:33:03Z | - |
| dc.date.issued | 2016-06-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19238 | - |
| dc.description.abstract | The present work aims to analyze, from my teaching performance, the relationship between theory and practice in the education of the pedagogue. The specific objectives are: to outline teacher training in Brazil; identify the challenges of teaching practice; and reflect on the role of the pedagogue in school and non-school spaces. For this, our theoretical framework is based on the following themes andtheir respective authors: stories of professorial life (NÓVOA, 1999); teacher training process (MOITA, 2007); and teaching profession (CAVACO, 1999). As a legal basis, we base teacher training in accordance with the Law of Directives and Bases of NationalEducation (LDB) -nº 9.394 / 96 -and Resolution CNE / CP -nº 1/2006. Methodologically, we use the (auto) biographical approach, presenting my initial and continuing teacher training. The training of a teacher does not occur individually, nor is it builtonly during the course. Formation is a process that permeates a whole life, as it is an action of personal construction and relationship with others. Therefore, we consider that being a teacher is built in a non-linear process. This process is full of learnings, internal and external experiences during initial training, changes and new beginnings and, above all, love for teaching. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-01-25T18:33:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SRG25012021.pdf: 396590 bytes, checksum: 820d44178a15ff40ef24635238d34888 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-01-25T18:33:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SRG25012021.pdf: 396590 bytes, checksum: 820d44178a15ff40ef24635238d34888 (MD5) Previous issue date: 2016-06-26 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
| dc.subject | Espaços escolares e não escolares | pt_BR |
| dc.title | Formação do(a) pedagogo(a): uma experiência em espaços não-escolares | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Amorim, Ana Luísa Nogueira de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir da minha atuação docente, a relação entre a teoria e a prática na formação do pedagogo. Como objetivos específicos temos: delinear a formação docente no Brasil; identificar os desafios da prática docente; e refletir sobre a atuação do pedagogo em espaços escolares e não escolares. Para tanto, nosso referencial teórico fundamenta-se nos seguintes temas e seus respectivos autores/as: histórias de vida professoral (NÓVOA, 1999); processo de formação docente (MOITA, 2007); e profissão docente (CAVACO, 1999). Como base legal, fundamentamos a formação docente de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) –nº 9.394/96 –e a Resolução CNE/CP –nº 1/2006. Metodologicamente, utilizamos a abordagem (auto) biográfica, apresentando minha formação docente inicial e continuada. A formação de um professor não ocorre de forma individual, tam pouco é construída apenas no decorrer do curso. A formação é um processo que permeia toda uma vida, pois é uma ação de construção pessoal e de relação com os outros. Portanto, consideramos que o ser docente é construído em um processo não-linear. Processo esse repleto de aprendizados, experiências internas e externas durante a formação inicial, mudanças e recomeços e, sobretudo, amor pelo ensino. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SRG25012021.pdf | 387,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
