Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19253
Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica em Ciências Biológicas.
Autor(es): Pereira, Sabrina Silva
Primeiro Orientador: Santos, Anita Leocádia Pereira dos
Resumo: A reformulação dos Estágios Supervisionados proposta pelo Programa Residência Pedagógica - RP, envolve os futuros profissionais docentes, colocando-os frente a novos desafios, dentro da realidade escolar onde passam a atuar, para a efetivação da sua formação docente. Torna-se fundamental que ocorram pesquisas e reflexões sobre as execuções do Programa RP, para que realmente seja alcançado seu principal objetivo de desenvolver nas escolas projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática, desviando-se da reprodução de modelos prontos, que coloca professores e estudantes em uma condição passiva, alterando a ordem tradicional na escola. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar aspectos didáticos da prática docente em sala de aula no contexto da formação docente, a partir da percepção dos participantes do Programa, tomando como referência as experiências vivenciadas na Residência Pedagógica, Edital Capes 06/2018. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário qualitativo, com seis questões abertas, que foi aplicado por meio de um grupo do aplicativo WhatsApp, do qual participaram dez respondentes voluntários, licenciandas e licenciandos do Curso de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Paraíba CCA/UFPB, no ano de 2019. Os resultados indicaram que, durante a execução do Programa nas escolas públicas de educação básica, houve a predominância de métodos tradicionais, tanto nas práticas docentes das professoras e professores preceptores, como também dos próprios residentes. Estes apontaram a ausência de orientação pedagógica para as regências de aulas, por parte da coordenação do Programa e que houve maior cobrança sobre parâmetros de quantidade de horas cumpridas do que acerca da qualidade destas horas como aprender docente, repetindo padrões do antigo Estágio Supervisionado. É importante frisar que, a oportunidade de participar de um Programa pioneiro despertou em cada participante os saberes didático-pedagógicos são imprescindíveis para a prática docente e faz parte do processo de ensino e aprendizagem. Houve sinais de que o saber experiencial foi construído no dia-a-dia da escola campo, a partir das inquietações e tentativas de inovação didática, sugerindo a possibilidade de junção dos saberes profissionais, adquiridos na sua formação, com os fazeres práticos na sala de aula. Por fim, por se tratar de um Programa pioneiro, para a formação inicial de professores, conclui-se que é imprescindível um olhar mais atento sobre sua realização junto à formação docente, que se constrói de modo efetivo, durante a atuação dos futuros docentes, nos cursos de licenciaturas e nas escolas, já que, efetivamente, os objetivos principais do Programa RP não estão sendo alcançados.
Abstract: The reformulation of Supervised Internships proposed by the Pedagogical Residency Program - RP, involves future teaching professionals, placing them in front of new challenges, within the school reality where they start to work, for the effectiveness of their teacher training. It is essential that research and reflections on the executions of the RP Program take place, so that its main objective of developing innovative projects in schools that stimulate the articulation between theory and practice is really achieved, deviating from the reproduction of ready models, which it places teachers and students in a passive condition, changing the traditional order in the school. In this sense, the objective of this work is to analyze didactic aspects of teaching practice in the classroom in the context of teacher training, from the perception of the Program participants, taking as a reference the experiences lived in the Pedagogical Residence, Edital Capes 06/2018. For data collection, a qualitative questionnaire was used, with six open questions, which was applied through a group of the WhatsApp application, in which ten volunteer respondents, undergraduate and graduate students of the Biological Sciences Course, from the Center for Agricultural Sciences participated from the Federal University of Paraíba CCA / UFPB, in 2019. The results indicated that, during the execution of the Program in public schools of basic education, there was a predominance of traditional methods, both in the teaching practices of teachers and preceptor teachers, as well as the residents themselves. These pointed out the absence of pedagogical guidance for the classes' conduct, on the part of the Program's coordination and that there was a greater demand on parameters of quantity of hours accomplished than on the quality of these hours as learning by teaching, repeating patterns of the old Supervised Internship. It is important to note that the opportunity to participate in a pioneering Program has awakened in each participant the didactic-pedagogical knowledge that is essential for teaching practice and is part of the teaching and learning process. There were signs that experiential knowledge was built in the day-to-day life of the rural school, based on the concerns and attempts of didactic innovation, suggesting the possibility of combining the professional knowledge acquired in their training with the practical activities in the classroom. class. Finally, as it is a pioneering Program, for the initial training of teachers, it is concluded that it is essential to have a closer look at its realization with teacher training, which is effectively built, during the performance of future teachers, in undergraduate courses and in schools, since, effectively, the main objectives of the RP Program are not being achieved.
Palavras-chave: Ciências Biológicas.
Saberes da docência.
Estágio.
Práticas de ensino.
Formação docente.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Fundamentais e Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19253
Data do documento: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSP03022021-MB253.pdf613,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons