Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19272
Tipo: TCC
Título: Formação docente universitária: um estudo sobre as práticas pedagógicas adotadas no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Santos, Tainá Duarte dos
Primeiro Orientador: Echternacht, Tiago Henrique de Souza
Resumo: O objetivo deste trabalho foi explicar os conhecimentos e saberes relacionados a práticas da docência e induzir os docentes a realizarem uma autoanálise acerca das metodologias adotadas em sala de aula. Para a realização desse estudo, foi utilizada a pesquisa com tipologia descritiva, é assim classificada por que visa analisar a práticas pedagógicas adotadas pelos docentes do curso de ciências contábeis da UFPB – Campus I. A população desta pesquisa foi o corpo docente ativo do Departamento de Finanças e Contabilidade na Universidade Federal da Paraíba Campus I, que compõe um universo de 51(cinquenta e um) docentes, estando 9 (nove) destes docentes afastados por motivo de especializações, capacitação, entre outros não especificados. Devido ao dificil acesso aos docentes do departamento, não foi possível a aplicação do estudo com todos, dos 42 (quarenta e dois) docentes ativos e frequentes na instituição de ensino superior, foram coletados 31 (trinta e um) questionários válidos para as análises propostas pela pesquisa, o que representa 71% da população da amostra. Diante do que foi obtido, o resultado demonstra que existem atitudes e práticas que os docentes expressaram o desejo de que pudessem mudar, desde características em sua didática quanto fatores externos às suas práticas, dentre as mudanças mais citadas dentro da pesquisa em questão está a aproximação da academia à prática da profissão, e a introdução de metodologas ativas que possam instigar os discentes a se aprofundarem nos assuntos e dessa forma expandir a troca de conhecimentos.
Abstract: The objective of this work was to explain the knowledge and knowledge related to teaching practices and induce teachers to carry out a self-analysis about the methodologies adopted in the classroom. For the accomplishment of this study, the research with descriptive typology was used, it is thus classified because it aims to analyze the pedagogical practices adopted by the professors of the accounting science course at UFPB - Campus I. The population of this research was the active faculty of the Department of Finance and Accounting at the Federal University of Paraíba Campus I, which comprises a universe of 51 (fifty-one) teachers, with 9 (nine) of these teachers being dismissed due to specializations, training, among others not specified. Due to the difficult access to professors in the department, it was not possible to apply the study to all, of the 42 (forty-two) active and frequent teachers at the higher education institution, 31 (thirty-one) valid questionnaires were collected for the proposed analyzes by the survey, which represents 71% of the sample population. In view of what was obtained, the result shows that there are attitudes and practices that teachers expressed the desire that they could change, from characteristics in their didactics to factors external to their practices, among the most mentioned changes within the research in question is the approximation from the academy to the practice of the profession, and the introduction of active methodologies that can instigate students to go deeper into the subjects and thus expand the exchange of knowledge.
Palavras-chave: Ensino contábil
Práticas pedagógicas
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Departamento de Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19272
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TDS05022021.pdf493,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.