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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19277
Tipo: Tese
Título: Vigilância de crianças com risco para o desenvolvimento neuropsicomotor: um estudo de intervenção com mães
Autor(es): Torquato, Isolda Maria Barros
Primeiro Orientador: Reichert, Altamira Pereira da Silva
Resumo: Introdução: A estimulação infantil é fundamental para a criança nos primeiros anos, devido à plasticidade cerebral e possibilidade de reversão de atrasos. Neste sentido, orientar familiares é uma das recomendações da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Objetivo: Analisar a efetividade de uma intervenção educativa com mães para a estimulação de crianças menores de dois anos em situação de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor. Metodologia: estudo do tipo antes-depois com abordagem mista, realizado com 52 mães de crianças matriculadas em Centros de Referência em Educação Infantil de Cuité-PB. A intervenção educativa ocorreu em 2018 em três etapas: a primeira correspondeu a elaboração e validação de um instrumento estruturado contendo 22 questões para avaliação do conhecimento materno sobre desenvolvimento e estimulação infantil. Elaborou-se ainda, uma cartilha educativa sobre estimulação infantil para as mães; Na segunda etapa realizou-se a intervenção educativa, aplicando-se o pré-teste; e na terceira etapa, reavaliou-se o conhecimento materno, reaplicando o mesmo instrumento utilizado na segunda etapa, além de entrevista com 12 mães. Para análise quantitativa e qualitativa utilizou-se estatística descritiva e inferencial com testes não paramétricos e análise temática, respectivamente. Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE nº 82127817.3.0000.5188. Resultados: Houve aumento dos escores do conhecimento materno de 5,77±1,85 para 18,60±1,94 (p<0,001). Quanto aos aspectos qualitativos, observou-se nas categorias a falta de orientação profissional como fragilidades para a estimulação infantil, antes da intervenção; sobrecarga materna e a ausência paterna na estimulação da criança, como dificultadores para realização da estimulação; o uso de metodologia ativa e materiais educativos foram considerados facilitadores para melhora do conhecimento; mudanças de atitudes e socialização das informações com outras mães; empoderamento materno para identificação de alterações e autonomia para buscar novas formas de promover o desenvolvimento infantil. Considerações finais: A intervenção educativa mostrou-se efetiva, pois contribuiu para a melhora do conhecimento materno sobre o desenvolvimento e estimulação infantil de crianças em risco, como também favoreceu mudanças de atitudes no domicílio. Contudo, foram observadas fragilidades no conhecimento quanto ao domínio comunicação infantil, sendo recomendada a continuidade das intervenções educativas com as mães, familiares e cuidadores para melhora do desenvolvimento saudável de crianças.
Abstract: Introduction: Child stimulation is fundamental for the child in the early years, due to brain plasticity and the possibility of reversing delays. In this sense, guiding families is one of the recommendations of Integrated Management of Childhood Illness. Objective: To analyze the effectiveness of an educational intervention with mothers for the stimulation of children under two years of age at risk for neuropsychomotor development. Methodology: a pre-after study with a mixed approach, conducted with 52 mothers of children enrolled in Reference Centers for Early Childhood Education in Cuité-PB. The educational intervention took place in 2018 in three stages: the first one was the elaboration and validation of a structured instrument containing 22 questions for the evaluation of maternal knowledge on child development and stimulation. An educational primer on infant stimulation for mothers was also elaborated; In the second stage the educational intervention was carried out, applying the pre-test; and in the third stage, the maternal knowledge was reassessed, re-applying the same instrument used in the second stage, in addition to an interview with 12 mothers. For quantitative and qualitative analysis, descriptive and inferential statistics were used with non-parametric tests and thematic analysis, respectively. Approval of the Research Ethics Committee under CAAE nº 82127817.3.0000.5188. Results: There was an increase in maternal knowledge scores from 5.77 ± 1.85 to 18.60 ± 1.94 (p <0.001). Regarding the qualitative aspects, the categories lacked professional orientation as fragilities for the infantile stimulation, before the intervention; maternal overload and paternal absence in the stimulation of the child, as obstacles to the stimulation; the use of active methodology and educational materials were considered facilitators to improve knowledge; changes in attitudes and socialization of information with other mothers; maternal empowerment to identify changes and autonomy to seek new ways to promote child development. Final considerations: The educational intervention proved to be effective, as it contributed to the improvement of maternal knowledge about the development and stimulation of children at risk, as well as favoring changes in attitudes at home. However, weaknesses were observed in the knowledge of children's communication domain, and it is recommended that educational interventions be continued with mothers, relatives and caregivers to improve the healthy development of children.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Creche
Educação em saúde
Mães
Intervenção precoce
Enfermagem pediátrica
Child development
Nursery
Health education
Mothers
Early intervention
Pediatric nursin
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19277
Data do documento: 27-Mar-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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