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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19281
Tipo: Dissertação
Título: Instrumento para avaliação da formação em saúde segundo as diretrizes curriculares nacionais
Autor(es): Nogueira, Rafaela Raulino
Primeiro Orientador: Ribeiro, Kátia Suely Queiroz Silva
Segundo Orientador: Santos, Jozemar Pereira dos
Primeiro Coorientador: Pessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Resumo: Introdução: É possível enxergar a mudança no processo de formação dos profissionais de saúde ao decorrer dos anos: a visão centrada na doença se voltou para uma visão holística do sujeito; um modelo de caráter meramente assistencialista passou a ser um modelo que enxerga a importância da prevenção e promoção à saúde; a assistência direcionada apenas por um profissional passa a ter como foco o trabalho interprofissional em saúde. Um dos atores que promoveram essa reorientação da formação foi o estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que servem de base para a construção dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). Objetivo: Adaptar e validar um instrumento baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para avaliação da formação em saúde. Materiais e Método: Trata-se de um recorte do projeto majoritário denominado “Avaliação dos Cursos da área de saúde da Universidade Federal da Paraíba: perspectivas docentes e discentes em diferentes abordagens metodológicas”, com caráter descritivo e exploratório, de natureza quantitativa e qualitativa. O instrumento original era composto por 4 dimensões e 20 subdimensões – Perfil do Futuro Egresso (Q1 a Q5), Orientação do Cuidado em Saúde – (Q6 a Q10), Integração Ensino- Serviço (Q11 e Q12) e Abordagem Pedagógica (Q13 a Q20). A validação do instrumento contou com dois processos de validação após sua adaptação inicial: a Validação de Conteúdo (através da análise de 08 especialistas que atenderam aos critérios estabelecidos na pesquisa) e a Validação Estatística (através do uso da Análise Fatorial Confirmatória - AFC) realizada após a condução da Análise Fatorial Exploratória (AFE). Resultados e Discussão: Todas as dimensões e suas composições (subdimensões) alcançaram médias e desvios-padrões dentro do estabelecido pela pesquisa e as sugestões de reformulação textual foram consolidadas e alteradas quando necessário. O questionário após a Validação de Conteúdo foi aplicado aos 302 estudantes dos últimos períodos dos cursos da área da saúde de uma universidade pública federal. Com o banco de dados estruturado, a AFE forneceu os melhores resultados com a retirada das questões Q3 (Autônomo) e Q20 (Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão), permanecendo 18 questões, além de alcançar bons resultados quanto ao índice de Kaiser- Meyer-Olkin (KMO), teste de esfericidade de Bartlett (BTS) e Medida de Adequação da Amostra (MAA), determinando a retenção de 3 dimensões que representam o total de 60,67% da variabilidade total das variáveis. O resultado do Alfa de Cronbach (α=0,921) indicou consistência interna do instrumento, favorecendo ao início da AFC. Os resultados da AFC foram satisfatórios quanto ao modelo de mensuração (apresentando Validade Convergente e Validade Discriminante dos três fatores/subdimensões), como também ao modelo estrutural (avaliado através dos índices de ajuste do modelo). Conclusão: O Instrumento para Avaliação da Formação em Saúde segundo as DCN (IAFS – DCN) tornou-se válido e confiável, uma vez que atendeu todos os requisitos do processo de validação utilizados neste estudo, permitindo sua utilização em meio acadêmico. A aplicação do mesmo poderá proporcionar aos cursos da saúde uma autoavaliação, visando à adequação e possíveis mudanças pedagógicas e/ou curriculares que possam favorecer o processo de formação em saúde de acordo com o perfil de egresso proposto nas DCN.
Abstract: Introduction: It is possible to see the change in the process of training of health professionals over the years: the disease-centered vision turned to a holistic view of the subject; a model of purely assistentialist character became a model that sees the importance of prevention and promotion to health; care directed only by a professional is focused on interprofessional health work. One of the actors who promoted this reorientation of the training was the establishment of the National Curriculum Guidelines (DCN) that serve as a basis for the construction of the pedagogical projects of courses (PPC). Objective: To Adapt and validate a tool based on the National curriculum guidelines for evaluation of the training courses of the health area. Materials and methods: this is a cutting from a major project entitled "assessment of healthcare Courses at the Federal University of Paraíba: perspectives of teachers and students in different methodological approaches ", descriptive and exploratory and quantitative and qualitative nature. The original instrument consisted of 4 dimensions and 20 sub-dimensions – profile of the future graduates (Q1 to Q5), guidance on health Care – (Q6), teaching-Service integration (Q11 and Q12) and pedagogical approach (Q13 to Q20). The validation of the instrument included two validation processes after its initial adaptation: Content validation (through the analysis of 08 specialists who met the criteria established in the research) and statistical validation (through the use of confirmatory factor analysis-AFC) performed after the conduction of the exploratory factor analysis (AFE). Results and discussion: All dimensions and their compositions (subdimensions) reached averages and standard deviations within the established by the research and the suggestions for textual reformulation were consolidated and altered when necessary. The questionnaire after content validation was applied to 302 students from the last periods of health courses of a federal public university. With the structured database, AFE provided the best results with the removal of questions Q3 (Autonomous) and Q20 (Teaching-Research-Extension Articulation), remaining 18 questions, besides achieving good results regarding the Kaiser- Meyer- Olkin (KMO), Bartlett's Sphericity Test (BTS) and Sample Suitability Measure (MAA), determining the retention of 3 dimensions representing a total of 60.67% of the total variability of the variables. Cronbach's alpha result (α = 0.921) indicated internal consistency of the instrument, favoring the onset of AFC. The results of the AFC were satisfactory regarding the measurement model (presenting Convergent Validity and Discriminant Validity of the three factors / sub-dimensions), as well as the structural model (evaluated through the model adjustment indices). Conclusion: The DCN Health Training Assessment Instrument became valid and reliable, as it met all the validation process requirements used in this study, allowing its use in academia. The application of the same may provide health courses with self-assessment, aiming at the adequacy and possible pedagogical and/or curricular changes that may favor the health training process according to the profile of egress proposed in the DCN.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Recursos humanos
Profissional da saúde
Validação
Análise fatorial
Educational evaluation
Human resources
Health professional
Validation
Factor analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19281
Data do documento: 23-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde

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