Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19328
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Mayara da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:49:29Z | - |
dc.date.available | 2021-02-08 | - |
dc.date.available | 2021-02-08T18:49:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19328 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-02-08T18:49:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSC08022021.pdf: 676491 bytes, checksum: 40bfebeb6fe86bd90d23aee1d6b1a703 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-08T18:49:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSC08022021.pdf: 676491 bytes, checksum: 40bfebeb6fe86bd90d23aee1d6b1a703 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento matemático | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Ensino - matemática | pt_BR |
dc.title | O ensino da matemática na perspectiva do letramento no ciclo I na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Vinicius Varella | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática docente e o processo de letramento matemático na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: a) Apontar a prática docente com a perspectiva do letramento matemático na EJA; b) investigar as propostas pedagógicas da professora da EJA para o ensino de matemática; e c) identificar as atividades de letramento matemático desenvolvidas pela professora da EJA. A principal motivação para sustentar o presente projeto de pesquisa reside na importância que o tema educação de jovens e adultos possui no contexto social. No que diz respeito ao problema da pesquisa, teremos como base a seguinte indagação: A docente da EJA desenvolve sua prática na perspectiva do letramento matemático, levando o aluno a reflexão sobre a Matemática e seu cotidiano social? Quanto ao referencial teórico, teremos como base para fundamentar a pesquisa autores que discutem sobre o conceito de letramento, letramento matemático e alfabetização matemática, tais como: Silva (2019), Santos (2015), Soares (2019), Lopes (2014), Ferreira (2020) e Militão (2014). Em relação a Educação de Jovens e Adultos, podemos citar: Silva (2019), o histórico da educação da EJA por meio de algumas legislações e eventos (CONFINTEA), Fonseca e Negri (2017), entre outros. Quanto à metodologia, a pesquisa teve cunho de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, ou seja, que se preocupa com a opinião do sujeito participante, dando assim significado ao universo da pesquisa. O campo escolhido para a pesquisa foi a Escola Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira. A pesquisa foi realizada no Ciclo I da EJA que contava com uma professora e 10 alunos (1 homem e 9 mulheres) de idade entre 15 e 58 anos. Foram observadas e analisadas 3 aulas de Matemática seguida da entrevista semiestruturada com sete perguntas específicas para a professora e cinco perguntas específicas para os alunos da turma. A partir das análises realizadas identificamos, dentre outros resultados, que o letramento matemático no ensino da Educação de Jovens e adultos é possível e necessário, pois acreditamos que levar o aluno a reflexão sobre os conteúdos matemáticos e o quanto estão imersos nesses conteúdos em seu cotidiano social, poderá facilitar seu aprendizado, assim como o processo de interação social que venha requerer destes o uso social da Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSC08022021.pdf | 660,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons