Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Mayara da Silva-
dc.date.accessioned2021-02-08T18:49:29Z-
dc.date.available2021-02-08-
dc.date.available2021-02-08T18:49:29Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19328-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-02-08T18:49:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSC08022021.pdf: 676491 bytes, checksum: 40bfebeb6fe86bd90d23aee1d6b1a703 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-08T18:49:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSC08022021.pdf: 676491 bytes, checksum: 40bfebeb6fe86bd90d23aee1d6b1a703 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.titleO ensino da matemática na perspectiva do letramento no ciclo I na Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vinicius Varella-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática docente e o processo de letramento matemático na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: a) Apontar a prática docente com a perspectiva do letramento matemático na EJA; b) investigar as propostas pedagógicas da professora da EJA para o ensino de matemática; e c) identificar as atividades de letramento matemático desenvolvidas pela professora da EJA. A principal motivação para sustentar o presente projeto de pesquisa reside na importância que o tema educação de jovens e adultos possui no contexto social. No que diz respeito ao problema da pesquisa, teremos como base a seguinte indagação: A docente da EJA desenvolve sua prática na perspectiva do letramento matemático, levando o aluno a reflexão sobre a Matemática e seu cotidiano social? Quanto ao referencial teórico, teremos como base para fundamentar a pesquisa autores que discutem sobre o conceito de letramento, letramento matemático e alfabetização matemática, tais como: Silva (2019), Santos (2015), Soares (2019), Lopes (2014), Ferreira (2020) e Militão (2014). Em relação a Educação de Jovens e Adultos, podemos citar: Silva (2019), o histórico da educação da EJA por meio de algumas legislações e eventos (CONFINTEA), Fonseca e Negri (2017), entre outros. Quanto à metodologia, a pesquisa teve cunho de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, ou seja, que se preocupa com a opinião do sujeito participante, dando assim significado ao universo da pesquisa. O campo escolhido para a pesquisa foi a Escola Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira. A pesquisa foi realizada no Ciclo I da EJA que contava com uma professora e 10 alunos (1 homem e 9 mulheres) de idade entre 15 e 58 anos. Foram observadas e analisadas 3 aulas de Matemática seguida da entrevista semiestruturada com sete perguntas específicas para a professora e cinco perguntas específicas para os alunos da turma. A partir das análises realizadas identificamos, dentre outros resultados, que o letramento matemático no ensino da Educação de Jovens e adultos é possível e necessário, pois acreditamos que levar o aluno a reflexão sobre os conteúdos matemáticos e o quanto estão imersos nesses conteúdos em seu cotidiano social, poderá facilitar seu aprendizado, assim como o processo de interação social que venha requerer destes o uso social da Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSC08022021.pdf660,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons