Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ângela Maria Félix da-
dc.date.accessioned2021-02-09T18:38:15Z-
dc.date.available2021-02-09-
dc.date.available2021-02-09T18:38:15Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19339-
dc.description.abstractThe present work has as its theme "The development of reading in early childhood education through playful representations". It aims to analyze the process of development of reading through playful representations in early childhood education. This theme emerged from the Supervised Internship in Early Childhood Education, at the UFPB School of Basic Education, where I realized the children's excitement in making children's stories and they reproduce the reading in the way they understood when they heard and saw the literature childish. Making classes more enjoyable through play, children more attentive to tales and stagings through theaters performed in class. A questionnaire was applied with the teacher, but it was not possible to carry out activities with the children due to the pandemic. As a theoretical basis it was based on Caldin (2003), Cintra (2010), Cruvinel (2017), Mota (2015) among others. It is noticed that the ludic activities bring many benefits, the ludic teaches without charge and the children learn with pleasure.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-02-09T18:38:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMFS09022021.pdf: 832313 bytes, checksum: 815fc7ae829bef2990965a534390d17b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-09T18:38:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMFS09022021.pdf: 832313 bytes, checksum: 815fc7ae829bef2990965a534390d17b (MD5) Previous issue date: 2020-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO desenvolver da leitura na educação infantil por meio de atividades lúdicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como título, “O desenvolver da leitura na Educação Infantil por meio de atividades lúdicas” e como objetivo geral, analisar o processo de desenvolvimento da leitura através das atividades lúdicas na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: compreender o processo de aquisição de leitura na Educação Infantil; identificar a importância da leitura no desenvolvimento da alfabetização; e entender como acontece o desenvolvimento da leitura nas crianças da Educação Infantil. Este tema surgiu a partir da realização do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba, em que percebeu-se a empolgação das crianças ao realizar a leitura de contos infantis e elas reproduzirem a leitura da forma que compreenderam ao ouvirem o conto, tornando as aulas mais prazerosas através do lúdico, ficando mais atentas aos contos e encenações através de teatrinhos realizados durante aula. Foi aplicado um questionário com a professora, mas não foi possível aplicar atividades com as crianças devido à pandemia. Como embasamento teórico teve como base Caldin (2003), Cintra (2010), Cruvinel (2017), Mota (2015) entre outros. Percebeu-se que as atividades lúdicas trazem muitos benefícios, o lúdico ensina sem cobranças e as crianças aprendem com prazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMFS09022021.pdf812,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons