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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19349
Tipo: TCC
Título: O espaço físico como indicador de qualidade na educação infantil: o que pensam as professoras de Mari/PB
Autor(es): Hipólito, Edmara Bronzeado da Silva
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: O presente trabalho monográfico buscou avaliar as estruturas das escolas do município de Mari/PB, através do ponto de vista das professoras da educação infantil, fazendo um contraponto com o que os documentos oficiais estabelecem como indicadores de qualidade nessa modalidade – os Indicadores da Qualidades da Educação Infantil (IQEI), de 2009, e os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil (PNQEI), de 2006 e 2018. Partindo da problemática de que a maioria das escolas públicas, em particular as de Mari, não possuem essa preocupação com os espaços de aprendizagem das crianças. O estudo buscou se embasar em autores que dialogam com a temática da educação infantil – Ariès (1986), Corazza (2002), Andrade (2010), Gouvêa (2003) e Javeau (2005) –, a fim de compreender melhor as especificidades do processo de ensino-aprendizagem das crianças e a importância em se ter um espaço adequado de educação infantil. Como metodologia, a pesquisa contou com a aplicação de um questionário às professoras da educação infantil, por meio da plataforma Google Formulários, entre os dias 13 e 16 de novembro do corrente ano. Como resultado, a pesquisa constatou que, na visão das professoras, as escolas da cidade Mari/PB não estão adequadas com os parâmetros de qualidade do Governo Feral, quanto à estrutura física das instituições de educação infantil.
Abstract: The present monographic work sought to evaluate the structures of schools in the municipality of Mari / PB, from the point of view of teachers of early childhood education, making a counterpoint with what the official documents establish as quality indicators in this modality - the Quality Indicators of Early Childhood Education (IQEI), 2009, and the National Quality Parameters of Early Childhood Education (PNQEI), 2006 and 2018. Starting from the problem that most public schools, particularly those in Mari, do not have this concern with the children's learning spaces. The study sought to base itself on authors who dialogue with the theme of early childhood education - Ariès (1986), Corazza (2002), Andrade (2010), Gouvêa (2003) and Javeau (2005) - in order to better understand the specificities of children's teaching-learning process and the importance of having an adequate space for early childhood education. As a methodology, the survey included the application of a questionnaire to teachers of early childhood education, through the Google Formulários platform, between November 13th and 16th of this year. As a result, the research found that, in the view of the teachers, schools in the city of Mari / PB are not adequate with the quality parameters of the Feral Government, regarding the physical structure of early childhood education institutions.
Palavras-chave: Educação infantil
Qualidade das escolas
Espaço físico - escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19349
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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