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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19352
Tipo: Dissertação
Título: Lean office aplicado à otimização do processo de aquisição de materiais de consumo: o caso do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba
Autor(es): Lima, Osiran Felício de
Primeiro Orientador: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Resumo: A Avaliação Institucional interna tem assumido o papel de diagnosticar a instituição, registrar a situação atual e, a partir dos critérios do sistema e da ampla discussão, identificar oportunidades de melhorias que resultem em melhores padrões de eficiência e qualidade de seus processos internos tanto acadêmicos quanto administrativos. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar e propor melhorias ao processo de aquisição de materiais de consumo em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), no caso a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir da aplicação dos conceitos e práticas do Lean Office, com foco na eliminação das perdas fundamentais do processo, com vistas a aumentar o potencial de agregação de valor às atividades desenvolvidas e, por conseguinte, a resultar em maior celeridade no atendimento às demandas. Dado o contexto da pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico envolvendo Administração Pública, New Public Management (NPM), Avaliação Institucional, Compras no setor público, e em seguida sobre os conceitos da Produção Enxuta, o qual foi desdobrado no conteúdo que versa sobre o Lean Office, também conhecido como Escritório Enxuto. Adotou-se como modalidade de pesquisa o estudo de caso aplicado ao processo de aquisição de materiais de consumo no âmbito do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-UFPB), órgão suplementar vinculado à Reitoria/UFPB. Na coleta de dados, além da utilização de técnicas específicas (SIPOC, Fluxograma e MFV) com o objetivo do mapeamento do fluxo de valor abrangendo todas as etapas que compõem o processo de aquisição de materiais de consumo, desde a requisição em Sistema de Registro de Preços (SRP) até o recebimento dos itens pelo setor solicitante, foram utilizadas a pesquisa documental e entrevista semiestruturada com os servidores envolvidos. Ao final, obteve-se, em primeiro plano, uma contribuição teórica, pois os conceitos e práticas do modelo Lean Office foram aplicados em ambiente administrativo do setor público, ambiente este que apresenta diferenças bastante acentuadas em relação àquele ambiente onde geralmente as práticas Lean são executadas (indústria manufatureira), e em segundo, a construção de cenários futuros baseados nos princípios da mentalidade enxuta apontou para a possibilidade de aumentar o percentual de valor agregado em relação ao Tempo de Ciclo das atividades (TAV) de 54,8% para 63,3%, e o potencial de valor agregado em relação à quantidade de procedimentos (VAt), de 46,9% para 55,6%. Em razão das melhorias projetadas, o Total Cycle Time (TCT) poderá ser reduzido em até 26,3%, e o Total Lead Time (TLT) apresentou redução estimada em 57,9% (Cenário I) e 75,9% (Cenário II). Desse modo, concluiu-se que é possível otimizar o processo de aquisição de materiais de consumo, desde a requisição até o recebimento, a partir de uma concepção do fluxo de valor baseada nas teorias do Lean Office, resultando em maior eficiência do processo e, por conseguinte, maior celeridade na prestação de serviços no âmbito do setor público.
Abstract: Internal Institutional Evaluation has assumed the role of diagnosing the institution, recording the current situation and, based on the system's criteria and extensive discussion, identifying opportunities for improvement that result in better standards of efficiency and quality of its internal processes, both academic and institutional. administrative In this context, this research aims to analyze and propose improvements to the process of acquisition of consumables in a Federal Higher Education Institution (IFES), in this case the Federal University of Paraíba (UFPB), from the application of concepts and practices. Lean Office, with a focus on eliminating key process losses, with a view to increasing the potential for adding value to the activities undertaken and thus resulting in faster response to demands. Given the context of the research, a bibliographic survey involving Public Administration, New Public Management (NPM), Institutional Evaluation, Procurement in the public sector, and then on the concepts of Lean Production, which was unfolded in the content that deals with Lean Office, also known as Lean Office. It was adopted as a research modality the case study applied to the process of acquisition of consumables within the UFPB Institute of Development of Paraíba (IDEP-UFPB), supplementary body linked to the Rectory / UFPB. In data collection, in addition to the use of specific techniques (SIPOC, Flowchart and VSM) with the objective of mapping the value stream covering all stages that make up the process of acquisition of consumables, since the request in the Registration System of Prices (SRP) Until receipt of the items by the requesting sector, the documentary research and semi-structured interview with the servers involved were used. In the end, a theoretical contribution was obtained in the foreground, since the concepts and practices of the Lean Office model were applied in a public sector administrative environment, which presents very marked differences in relation to that environment where Lean practices are generally Secondly, the construction of future scenarios based on the principles of lean mentality pointed to the possibility of increasing the percentage of value added in relation to the Activity Cycle Time (TAV) from 54.8% to 63%. , 3%, and the potential value-added regarding the number of procedures (VAt), from 46.9% to 55.6%. Due to the projected improvements, Total Cycle Time (TCT) could be reduced by up to 26.3%, and Total Lead Time (TLT) decreased by 57.9% (Scenario I) and 75.9% (Scenario II). Thus, it was concluded that it is possible to optimize the consumables procurement process, from requisition to receipt, from a value stream design based on Lean Office theories, resulting in greater process efficiency and, therefore faster delivery of services within the public sector.
Palavras-chave: Administração pública
Avaliação institucional
Lean Office
IDEP-UFPB
Public administration
Institutional evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19352
Data do documento: 20-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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